terça-feira, 8 de outubro de 2013

Perguntas e respostas



Creio que todos nós temos perguntas sem resposta.
Por exemplo, qual o sentido da vida? Ou, outro exemplo, porque é que são os melhores que se vão primeiro? Ou, outro exemplo ainda, porque é que temos que ter dinheiro quando as coisas realmente boas na vida não se compram ou vendem?
Para além destas, e de outras de difícil resposta, tenho algumas bem mais prosaicas.
Por exemplo: porque raio o exercício do parlamentarismo português é reservado, em exclusivo, a partidos políticos e a quem eles aceitarem integrar nas suas listas ou quadros?
É que se o fazer das leis é reservado ao parlamentarismo partidário e se os partidos são entidades privadas onde só entra quem por eles seja aceite, significa isso que as leis são redigidas e aprovadas por entidades privadas, com os seus códigos de conduta internos que podem em nada ser consentâneos com os interesses dos cidadãos.
Quero um sistema parlamentar (presumido que tem que existir) participativo, em que não existam exclusividades partidárias. Em que os representantes do Povo respondam perante ele e não perante direcções partidárias. Em que a elite seja apenas uma revista e não um conjunto de pessoas que se entendem acima dos demais.


By me

Sem comentários: