quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Bonito de ver



Não conhecia. Nem presencialmente nem pelas notícias.
E, pelo que vim a saber na net, até que foi ou é polémico este condomínio privado de luxo.
Chama-se “Alcântara Residence” e fica, naturalmente, na zona de Alcântara.
A polémica, para além da edificação naquilo que era uma quinta, reside pelo que pude saber no facto de os arruamentos interiores ser públicos mas vedados ao público. Pelo menos assim era nas notícias que li.
Hoje pude lá entrar, sob o olhar vigilante do porteiro, e depois de uma pequena mas amena cavaqueira.
O que me levou a entrar, para além do aspecto clássico do que aqui se vê, foi um quase insignificante detalhe nos edifícios.
São prédios pequenos, de três ou quatro pisos, em que cada andar tem um desenho ligeiramente diferente dos restantes, usando para tal ou o contorno das janelas ou a sua cantaria ou mesmo a existência ou desenho das pequenas varandas existentes.
Por outras palavras, cada fracção de cada edifício é um território autónomo e identificável.
Isto nada tem de estranho excepto que já não se pratica. Ou quase não se pratica. Cada prédio prima pela uniformidade na sua fachada ou tradoz. Igual, uniforme, informe. Resta aos residentes, caso as regras locais ou do condomínio o permitam, caracterizar a sua própria habitação com vasos, cortinas ou autocolantes nas janelas.
Já houve época em que havia essa preocupação, com variação de qualidade na vertical, melhor em baixo e menos bom em cima, já que não havia elevadores.
Foi bom ver, mesmo que num condomínio de luxo, fechado e polémico.

By me

Sem comentários: