terça-feira, 8 de outubro de 2013

As vozes sem rosto



“Ah, e tal… Não vou ao plenário da empresa, que estou quase a ser promovido e se o chefe me vê lá…”
“Ah e tal… Não posso fazer greve, que estou a recibos verdes e se sabem que fiz…”
“Ah e tal… Não posso ir lá na frente, que estou à procura de emprego e se apareço assim nos jornais…”
Estes e outros argumentos já os ouvi vezes demais. E ouvi-os da boca de gente que sei não serem “medricas”. Gente combativa, com ideias e sonhos e que por eles luta.
Mas têm medo.
Um medo não animal, como se a sua sobrevivência estive em risco no imediato, mas aquele medo restrito aos humanos, que prevêem o futuro e o acautelam em função do que hoje fazem ou não.
E é isto mesmo que a sociedade, no seu lado bem negativo, quer: gente obediente e com medo, capaz de sacrificar os seus sonhos e ideias perante ameaças, muitas vezes não materializadas, sobre o seu futuro e o dos seus.
E as vozes que vêm do alto, sem rosto, sorrisos ou esgares, tratam de ir mantendo, quando não aprofundando esse medo. Com sucesso!
E as outras vozes, as que têm rosto e nome e que, ironicamente, são escolhidas para o posto por voto popular, vão tratando de ir eliminando, paulatinamente, as regras que criámos e que impediam a razão de ser desses medos.
Os últimos governos têm tratado disso com muita eficácia, empurrados por mão firme e invisível. Ou quase invisível!
Que as normas sociais e laborais que os nossos parceiros (leia-se carcereiros) que compõem a chamada “Troika” têm vindo a impor mais não são que isso mesmo: ajustar o país a uma condição de subserviência ignóbil perante interesses que nada têm a ver com a cidadania ou a felicidade individual.

Está na altura de começarmos a cortar, sem dó nem piedade, os cabos destes altifalantes! Que vozes do alto só, e muito eventualmente, as dos deuses!

By me

Sem comentários: