sábado, 7 de setembro de 2013

Que nem um ovo!



O truque é velho. E nada tem de escondido, que qualquer um, nos tempos que correm, o conhece e usa: só ir fazer compras de supermercado com a barriga cheia. Com isto, evitam-se aquelas compras inúteis, apenas motivadas por se ter fome. Havendo dinheiro para o pagar, claro.
Umas vezes uso esta técnica comendo em casa. Outras, comendo num fast food de hambúrgueres que existe por perto. Sempre poupo no trabalho de confeccionar e de lavar. E quando o faço, procuro que seja no fim da hora de almoço: não há filas p’ro almoço, não há filas p’ras caixas do super.
Foi a minha opção hoje. Quando entrei estavam muitas mesas ocupadas, mas sem filas p’ra pedir e trazer o tabuleiro.
Já sentado, e às voltas com aquilo que sei não ser saudável, vejo dois jovens, um ele e uma ela, ali parados, nem na fila p’ra pedir nem a caminho das mesas. Até porque de mãos vazias. Estiveram assim uns minutos até que se aproximou a chefe da loja.
Apresentou-os um ao outro e convidou-os a entrarem p’ra zona da cozinha. Mas, no cruzar o balcão das caixas, entregou a cada um uma touca de rede, que haveriam de colocar na cabeça. Não sei se ouvi se apenas percebi o movimento dos lábios, mas disse-lhes que era obrigatório.
Até aqui nada demais. Não fora…
Não fora ter ele a cabeça mais lisa que este ovo de madeira.
Tão rapada, mas tão rapada mesmo que até brilhava. A touca naquela cabeça foi motivo p’ra amaldiçoar o almoço, que me engasguei de tanto rir, a ponto de os restantes clientes ficarem a olhar p’ra mim.
Metediço que sou meti conversa com uma empregada que passava e perguntei-lhe se aqueles jovens estavam de visita ou eram candidatos a posto de trabalho. “Candidatos”, disse-me. “E ela é minha amiga, ele não conheço.”
Justifica-se, assim, o perfeito escanhoar do crânio.
Já a touca, mesmo que obrigatória…
E se os homens têm barba, porque não uma touca de queixo, mesmo que rapado?


By me

Sem comentários: