terça-feira, 24 de setembro de 2013

Não!



Este é um dos motivos, entre outros, pelo qual entendo que a democracia é um sistema de gestão da coisa pública que não presta.
Desde que a actual maioria parlamentar tomou posse, e com ela o governo liderado por Pedro Passos Coelho, que as vozes a exigir a sua demissão têm sido mais que muitas. Coelho, Portas, Relvas, Gaspar, Crato… os nomes não faltam.
De todos estes, dois demitiram-se. Consta que um, Relvas, terá sido avisado para adiar o seu casamento enquanto estava no cargo. Demitiu-se pouco depois. Consta, igualmente, que Gaspar terá sido insultado e cuspido num supermercado. Demitiu-se dias depois.
Mas mais nada aconteceu a estes dois ex-membros do governo. Nem a todos os que integraram os governos anteriores.
O exercício de cargo político é sempre inimputável, é sempre alheio a punições posteriores se os seus actos forem prejudiciais ao país e alheios à vontade do povo. E sabemos que têm sido. O actual e os anteriores.
A democracia não é um bom sistema. Trata-se, sempre, de fazer valer a vontade da maioria sobre a vontade da minoria. E sabemos que, ao longo da história de que há documentos, tem sido o menos mau.
Mas este sistema em que os eleitos uma vez afastados não respondem pelos seus actos, torna tudo pior.
Tal como o sistema vigente, em que os cidadãos, por lei, apenas se podem pronunciar e agir sobre o que é público aquando de eleições. Fora delas, fica restrito aos eleitos o tomar decisões sobre o público e o país.

Este não é meu sistema nem me vejo nele representado. Sou obrigado a participar, tornando-me conivente, porque a alternativa é deixar os demais decidirem por mim e sobre mim. E isso não deixo! Mas não é a sociedade que entendo por minimamente justa e igualitária.
Enquanto puder, continuarei a miná-la. Por dentro e por fora. 
Nunca “até à vitória final”, porque isso significaria a estagnação da sociedade. E ela deve ser dinâmica e evolutiva. Que a evolução é parte integrante do universo.

Mas isto que vivemos não é o que quero e contra isto agirei!

By me 

Sem comentários: