sábado, 7 de setembro de 2013

Burlas



Leio num jornal que foram detidos quatro burlões em Lisboa. Dedicavam-se a convencer as vítimas que, com recurso a papeis e tintas especiais, multiplicariam as notas que lhes fossem entregues.
Claro que as vítimas recebiam papel “da treta”, no lugar de notas.
Presumo que alguma vítima terá apresentado queixa, já que o negócio de falsificação de dinheiro não funcionou. Suponho, também, que aqueles que se sentiram burlados no processo de falsificação de dinheiro, ficaram em liberdade.

A partir daqui podem-se elaborar dois tipos de raciocínio.
À uma, que nenhum burlão consegue fazer o seu trabalho se não houver cobiça por parte da vítima. Um bom burlão tira partido disso e acaba por convencer a sua vítima a ser ela a pedir-lhe para fazer o esquema. Regra geral, um esquema em que se aparenta ser a vítima a enganar o burlão.
Donde se pergunta que honestidade terão as vítimas que querem fazer dinheiro falso?
Depois, que esta história me recorda, com grande intensidade, o que se passa neste país: temos uma classe “profissional” que apregoa aos quatro ventos “confiem em nós, dêem-nos o poder, e melhoraremos a vossa vida e a dos vossos filhos”. Isto a troco de uns meros rabiscos em forma de cruz numa folha de papel, de quatro em quatro anos.
Claro está que, em obtendo a quantidade de rabiscos necessários, tratam os burlões de cuidar da sua própria vida, de a melhorar e a dos seus filhos, ficando as vítimas da burla na mesma ou, pior ainda, a alimentá-los e aos seus esquemas.
No meio de tudo isto, nestas burlas regulares, os vigaristas são inimputáveis, que são eles que fazem as leis e as regras da burla.
Claro que, e tal como na burla das notas falsas, também nesta vigarice os burlões se aproveitam do desejo das vítimas de endossar para outrem o trabalho de fazer andar a país, ficando no remanso e quietude de quem nada faz para lucrar com o trabalho dos outros.

Um burlão de sucesso só o consegue ser se se aproveitar da cobiça dos demais!

By me

Sem comentários: