domingo, 25 de agosto de 2013

O embaraço da escolha



A gadanha é uma alfaia agrícola.
Trata-se de uma foice de lâmina longa e larga, não muito curva, colocada na extremidade de um cabo longo. O seu utilizador está de pé e a lâmina roça o chão.
É hoje conhecida por dois motivos:
Por um lado, e por ser alfaia agrícola, era empregue pelas populações quando em confrontos violentos. É usada em ilustrações nas mãos de camponeses quando revoltados e na falta de armas convencionais. O seu aspecto não é de inspirar confiança e o seu uso não é, de todo, tranquilizador.
Por outro lado, foi generalizada esta ferramenta como símbolo da morte. Vê-mo-la em inúmeras ilustrações e iluminuras antigas: uma figura, em regra encapuçada e com uma caveira no lugar de face, empunhando-a. Ao que julgo saber, a utilização da gadanha como instrumento da morte prende-se com o facto de, ao ser usada, cortar tudo por igual, não diferenciando as boas das más ervas, como seria o caso de uma foice de cabo curto. E a morte, sabemo-lo, a todos leva de igual modo. Bons e maus.

Fiquei hoje sabendo que morreu António Borges. Levado por essa gadanha que a todos nivela.
Haverá, creio, quem lamente a sua morte. Naturalmente que os seus familiares, talvez que alguns alunos e os seus correligionários na finança, pensamento e política.
Eu não sou um deles!
O seu pensamento e discurso influenciaram por demais as actuais políticas, conduzindo-nos a onde estamos, sem que por isso respondesse perante o povo. As suas influências teóricas e políticas sempre se fizeram meio na sombra, para além do sufrágio popular, ficando os eleitos com a responsabilidade de tal. Para usar uma expressão que de quando em vez está na moda, fazia parte de um “governo sombra”. Sem responsabilidades nem responsabilizações. Dizia e influenciava o que tinha para dizer e influenciar e seguia a sua vida sem mais.


A sua morte, agora, dar-me-á trabalho. Terei que de uma destas apagar o seu nome, porque inútil o seu uso. Claro que, e face à escassez de material e à super abundância de candidatos, terei que encontrar o nome certo para o substituir. Coisa demorada, como se imagina, aí para uns quinze a vinte segundos.

By me 

Sem comentários: