sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Ganda lata



Acredito que para a grande maioria dos que virem esta imagem, pouco ela diga. Ou que diga coisas menos simpáticas.
A luta anti-tabágica impera (como bem sabemos nós, os fumadores) e será difícil de aqui ver algo mais que uma lata com cinza e pontas de tabaco.
Mas talvez alguns, espero, reconheçam a lata. Talvez.
Para os que não reconhecem, sempre acrescento que se trata de metade da embalagem de filme, virgem ou ainda por revelar. Película. Daquela película com que se fazem (ou faziam) filmes. No caso concreto, filme de 16mm.
Trata-se de um formato de filme que fica intermédio entre o filme amador e o usado nas grandes produções que conhecemos. Nacionais ou não. Mas que foi e é usado profissionalmente. Em publicidade, em escolas de cinema e, em tempos, era a forma de recolher imagens (reportagem) exibidas nos cinemas e nas televisões. Para os que não saibam, o sistema portátil de vídeo é coisa relativamente recente e usava-se exclusivamente filme.
Por isso mesmo, as estações de televisão possuíam laboratórios de filme, para além das câmaras, bem como moviolas (sistemas de montagem de filme). E, muito naturalmente, sobravam inúmeras latas como esta, depois de revelados os respectivos conteúdos.
Na época em fumar era algo quase tão natural como beber água, estas latas eram os cinzeiros ideais: de borla, em abundância, facilmente substituíveis se danificados. O que não era comum, pelo menos durante uma ou duas semanas.
Ver latas destas com esta função espalhadas em áreas técnicas era o que havia de mais natural. Mesmo onde não era suposto fumar-se.
O que já nada tem de natural é encontrar em uso e nesta função uma lata de 16mm num jardim público em pleno Agosto de 2013.
Ver uma assim, singela em cima de um banco de jardim fez-me recuar umas boas dezenas de anos. E, juro, olhei em redor em busca de alguma outra que agora, tal como então, estivesse pregada no cimo de uma ripa aí com uns 50cm, tendo outra lata por base, a servir de cinzeiro de pé para ser usado onde não houvesse mesa por perto.

Acredito que para a grande maioria dos que isto virem, nada disto conte. Mas talvez haja ainda um ou outro para quem isto sirva para uma breve mas real viagem no tempo.

By me 

Sem comentários: