sábado, 31 de agosto de 2013

Alguns



Quando em turismo, gosto de ver igrejas por dentro. Não apenas por questões da arte sacra mas, e principalmente, porque a forma como estão mantidas me fala de quem as frequenta. E faço turismo para conhecer pessoas e não apenas arte.
Sempre assim fiz e aquando desta história, há trinta e tal anos, já o fazia.

Londres, Julho, acampado, sozinho.
Vadiando p’la cidade, vejo uma igreja de tamanho razoável que me pareceu justificar a visita.
Levava eu o cachimbo aceso e, quando me dirigia para a porta, um homem dos seus trinta e tal anos que ali estava lembrou-me que não deveria entrar a fumar. Claro que essa não era a minha intenção e disse-lho, apagando-o. E ficámos à conversa, para sorte minha.
Tratava-se do padre daquela igreja e fez de guia turístico no interior. Que valia a pena visitar, já que o templo estava dedicado à santa padroeira da RAF (não recordo qual era) e estava decorada com inúmeros estandartes da corporação, alguns bem antigos. Lindíssimo, tanto mais que se tratava de uma igreja Anglicana, com a sua arquitectura típica, entre pedra e madeira.
Estávamos nisto, no meio da nave com ele a explicar-me tudo aquilo, quando se aproxima outro homem. Cinquentão, com ar modesto, vinha pedir ajuda.
A sua história era que estava desempregado mas que tinha obtido uma promessa de emprego do outro lado da cidade. Mas não tinha dinheiro para os transportes. E propunha a venda de um rádio portátil para obter os fundos necessários.
O sacerdote pegou-lhe gentilmente por um braço e encaminhámo-nos os três para o átrio da igreja. Onde lhe fez mais algumas perguntas e lhe comprou o aparelho. E eu, puto, a acompanhar a coisa, tentando perceber o inglês em que se desenrolava a conversa.
Afastando-se o homem e pondo o padre o rádio debaixo do braço, perguntei-lhe eu porque havíamos saído de onde estávamos para ali fazer o negócio. Disse-me ele, sorrindo e no mesmo tom suave com que havia conduzido toda a conversa comigo e com o outro:
“Na casa do Senhor não se fazem negócios. Aqui no átrio, não faz mal.”

Continuo a não ser crente e continuo a não ter boa opinião sobre muitos dos sacerdotes. Não importa qual a confissão religiosa.

Mas alguns merecem ser conhecidos.

By me 

Sem comentários: