quarta-feira, 10 de julho de 2013

O respeito e a falta dele



Ao longo da minha vida profissional tive algumas atitudes que, certas ou erradas, foram originais.
Nem sempre foram bem aceites, que Portugal não prima por aceitar algo fora dos canones convencionais. E, convenhamos, não será muito cordato que um novato quebre regras. Nem inconsequente.
Mas quando estamos convictos das nossas razões os argumentos que nos apresentem têm que ser muito convincentes para nos demover.

Eu era muito novato, pelo que a história tem já muitos anos. Mas nessa minha inexperiência algum crédito me fora dado para ser incluído na principal equipa e colocado a fazer os trabalhos de maior responsabilidade e rigor.
Num desses trabalhos foi-me pedido que com a minha câmara captasse uma fotografia impressa, re-enquandrando-a. Reconheci a fotografia e o autor: Man Ray. E o trabalho que fazíamos não era uma análise ao autor nem ao seu trabalho. A fotografia seria usada tão só como um elemento do trabalho que fazíamos, sendo que iria ser truncada selvaticamente.
Recusei. Ou, se se preferir, cometi o sacrilégio, único, de me recusar a cumprir uma ordem de um realizador.
E argumentei: não tínhamos nós o direito de truncar, adulterar, subverter, um trabalho de autor, tanto mais que os créditos não seriam atribuídos a quem de direito. E se Man Ray tinha feito aquela fotografia, com aquele enquadramento, proporções e contrastes, não tínhamos nós o direito de o deturpar.
A discussão foi feroz. Tanto o realizador como o sénior de câmaras vieram à conversa, o primeiro a dizer que era assim que ele queria e teria que ser feito, o segundo a tentar fazer-me ver que a vontade do realizador é sacrossanta e tem que ser cumprida.
Entendi que não e mantive-me na minha. Teimoso é o meu nome do meio e entendia que tinha razão.
Ao fim de um pedaço, o responsável da área técnica mandou afastar-me dos trabalhos, sendo substituído por outro operador. E lá destruíram o trabalho criativo de Man Ray. Mas não com a minha colaboração ou cumplicidade.
Durante mais de seis meses estive afastado daquele posto de trabalho, meio de castigo, meio como forma de evitar que repetisse a gracinha de não respeitar ordens de um realizador, mesmo que fosse para preservar a integridade de uma obra de arte.

Ainda hoje entendo que tinha razão. A minha juventude de então não estava enganada, nem nos motivos nem nos métodos. O trabalho de autor não pode, sejam quais forem as razões usadas (excepto a análise ou critica) ser deturpado, aviltado, subvertido. Seja na fotografia, na pintura, na música, na literatura, no cinema…
Passados muitos anos, o realizador em questão, e numa conversa num momento de pausa de um outro trabalho que fazíamos juntos, recordou o episódio. E disse-me que, apesar de eu ter razão, o trabalho não poderia ter sido posto em causa. E que eu deveria ter acatado as instruções, protestando de seguida. Menos ainda vindo de um novato.
Sorri e não contestei. Mas, cá por dentro, não mudei uma virgula: Novato ou não, o trabalho de um autor não pode ser adulterado.

O que esta fotografia tem a ver com esta história?
Que é frequente que eu, confrontado com um trabalho arquitectónico, fico na dúvida se devo ou posso assim o truncar, mostrá-lo parcialmente, excluindo a parte do todo, fazendo com o meu enquadramento um outro pedaço da realidade que vivemos.
A única justificação que me dou, nem sempre aceite por mim, é que a arquitectura, para além do todo, é para ser vivida em cada pedaço, de acordo com o local em que nos encontramos e a utilização que lhe estamos a dar no momento. E que o todo raramente é feito para ser apreciado ou usufruído como tal.
Uma fotografia de um detalhe arquitectónico no lugar de truncar, evidencia o que o seu autor criou, estando a dar-lhe os créditos que raramente lhe são atribuídos.

Não sei quem concebeu a estação de Roma-Areeiro, em Lisboa. Mas aqui fica o meu reconhecimento por esse trabalho e uma feliz conjugação forma-função, dadas as condicionantes impostas pelo dono da obra e o local onde foi implantada.

By me 

Sem comentários: