quinta-feira, 20 de junho de 2013

Entre cães



Quando saio a fotografar uma manifestação há um assunto, óbvio, que prende a minha atenção: a manifestação por si mesma.
As pessoas, os comportamentos, os protestos e as suas razões, cartazes, humores, acções… a manifestação.
Estou em crer que a esmagadora maioria de quem ali vai com uma câmara vai com a mesma intenção.
Mas dois outros assuntos vão prendendo o meu olhar, por vezes rivalizando seriamente com o principal.
Um deles são olhares. O meu projecto, que creio ser sem fim, de ir registando olhares, só olhares, faz com que vá reparando nos que estão, procurando os que me prendam a atenção, por este ou aquele motivo, e tentando antecipar a facilidade ou o seu oposto em conseguir a fotografia. Claro que há sempre algumas fórmulas de abordagem para algo tão intrusivo quanto uma potente objectiva a pouca distância e apontada aos olhos. O alimentar o ego com um elogio é uma delas. Mas sempre se pode improvisar.
Um destes dias, e vendo duas senhoras jovens com um cão, recorri a uma piada, mais que velha, mas que serviu para quebrar o gelo:
“Desculpe, mas… morde?”
“Eh… Não!”
“Ah! E o cão?”
A partir daqui, e pedindo desculpa pela vetusdade da abordagem, consegui o que queria, entre algumas gargalhadas a três.
Mas um outro tema me faz olhar com olhos de ver quem está: pessoas que transportem câmaras fotográficas.
Procuro, cada vez com mais insucesso, câmaras Pentax nas ruas. E, quando encontro alguém, trato de registar o momento após dois dedos de conversa sobre o assunto. Seja qual for a nacionalidade do seu portador.
E é tão raro encontrar este objecto que os poucos que os usam já se riem quando nos encontramos em manifestações. Em boa verdade creio que, e para além de mim, apenas mais três ou quatro utilizadores de Pentax andam em manifestações: uma senhora, que já não vejo faz tempo, um jovem com quem me tenho cruzado amiúde, e um não tão jovem que encontrei um destes dias.
Mas este meu espreitar a câmara e, em caso de dúvida p’la distância, o tirar de teimas p’la correia (acho piada a quem faz questão de usar a correia de origem, mesmo que incómoda) faz com que encontre outras raridades. Como esta.
O seu portador, que como eu deve vir da década de 50, usava duas câmaras: esta, que vi usar quatro ou cinco vezes em duas horas, e uma outra, digital e de bolso ou quase, com que se entretinha a fazer a maior parte dos registos.
E se é certo que “um cão reconhece outro cão”, também na fotografia há cumplicidades, quase que corporativas. Não resisti, eu e o meu nariz comprido, e meti conversa com o seu dono, elogiando a raridade do objecto e o seu excelente aspecto, sinal de bons e muitos cuidados. E referi que também tenho, se bem que use bem pouco, uma velharia que não troco nem por nada: uma Pentax LX. Rimo-nos e seguimos.
Passado um nico, foi a sua vez de meter conversa comigo, a propósito da câmara na ponta do monopé e das perspectivas “aéreas” que assim consigo. Ou bem rasteiras e discretas.

Em qualquer dos casos, e seja qual for a idade do fotógrafo ou da sua câmara, o que conta é o saber ver. A ferramenta e as técnicas, essas, são apenas o meio que usamos para materializar essa visão. O resto são gostos e prazeres.

By me 

Sem comentários: