segunda-feira, 15 de abril de 2013

V - V (vendas e vinganças)




Há pouco mais de um ano andei de braço ao peito.
Partiram-me um osso da mão, numa situação rocambolesca que ficará para os anais da minha história.
Dos seus muitos episódios, de quando em vez como agora recordo este em particular.
Quando, ao fim de cinco semanas de andar com a mão engessada, me libertaram de tal extra, a enfermeira do hospital recomendou-me que usasse um creme para hidratar a pele, que estava de facto uma lástima. Disse-me ela que um creme Nívea, aquele antigo das latinhas azuis, era quanto bastava.
Sendo que tinha que também comprar uma bola de borracha para exercitar os músculos, dirigi-me a uma farmácia aqui da minha zona para comprar os dois artigos.
A bolinha foi fácil, ainda que a empregada tivesse que ir rebuscar o seu armazém para a encontrar. Já quanto ao creme, a conversa foi outra.
Foi-me dito, com toda a firmeza, que esse mesmo creme Nívea já não existia. E perguntou-me para que o que o queria eu. Em explicando-me, entrega-me um outro, num tubinho, que faria o mesmo efeito. Que comprei, junto com a bola.
Confesso que nisso de cremes e produtos para a pele, sou ignorante. E tratando-se de uma marca muito antiga e da qual não tenho visto referências ou anúncios, não me espantou que já não existisse. Até porque não ando a olhar para os escaparates onde tais coisas se exibem.
Mas, claro está que acabei por dar com ele à venda, numa outra farmácia. Tal como com esta latinha, displicentemente jogada fora na linha de caminho-de-ferro.
Não fiz rigorosamente nada em relação à farmacêutica, ou ajudante de farmácia, que me enganou e impingiu um produto, mais caro, e que eu não procurava.
A única coisa que me prometi e tenho cumprido foi não consumir mais nada naquele estabelecimento. Em havendo mais que um a funcionar, aquele fica fora dos meus roteiros, por muito acessível que esteja.
Mas ainda não pus por completo de parte a possibilidade de provocar de novo a situação, desta feita acompanhado por alguém da fiscalização das actividades económicas e, com isso, punir esta forma de venda agressiva e fraudulenta.
Suponho que os cremes para a pele devem ser usados à temperatura ambiente. Mas a vingança é algo que se serve frio.

By me

Sem comentários: