domingo, 31 de março de 2013

RTL




Há bem mais de um quarto de século, havia na região de Lisboa a RTL.
Entenda-se que por RTL não refiro o canal de tv alemão RTL.
Refiro-me, antes sim, ao canal de televisão Rádio Televisão de Loures.
Tratava-se de um canal de tv clandestino, emitindo algumas horas por dia, se a memória me não falha, e com uma qualidade técnica tão má, mas tão má mesmo, que o usávamos como comparação. A frase “Nem a RTL faria assim” era banal.
Hoje, nos diversos serviços de distribuição de televisão por cabo, encontramos vários canais de tv que não os generalistas: desporto, notícias, puro entretenimento.
Olho para os conteúdos que exibem, olho para a técnica que mostram, olho para as opções estéticas e só me consigo lembrar da velha RTL.
Espaços tão exíguos que se um convidado espirrar, outro sairá do cenário; falta de uniformidade na iluminação, falta de uniformidade nas cores dos assuntos mostrados, enquadramentos não aceitáveis a nenhum estudante, assuntos de “encher chouriços”…
Para os que reclamam dos custos dos canais - generalistas ou não - da RTP, recordem-se que fazer televisão é particularmente caro nos espaços e nos equipamentos, um bom profissional leva anos a fazer e as opções de conteúdos equilibradas e de qualidade são igualmente dispendiosas.
Da próxima vez que ouvirem falar em cortes orçamentais na televisão pública, antes de tomar posição dêem uma olhada nos canais exclusivos da distribuição por cabo. Falem depois!

By me

Sem comentários: