quarta-feira, 20 de março de 2013

Celebração




Os calendários não falam disso. Nem os civis, com as suas datas importantes de guerras, nascimentos e mudanças, nem os religiosos, com os seus nascimentos, martírios e mortes.
Apesar disso, estou em crer que os almanaques fazem referência a esta data, ainda que não tenha nenhum aqui à mão para o confirmar.
Refiro-me a uma daquelas datas importantes, que aprendemos na escola. Uma daquelas datas que são, ou deveriam ser, celebradas em tudo quanto é lado. Uma daquelas datas que, em sendo referidas, o são independentemente da língua, da religião, do regime político ou da escrita usada. Aliás, a sua celebração é anterior à invenção da escrita que, como é sabido, marca o “início” da história e o “fim” da pré-história.
Refiro-me a uma data ou evento que os antigos, os muito, muito, muito antigos celebravam, chegando mesmo a erguer monumentos em sua honra. Numa época em que a escrita era um sonho, a matemática nem isso e a esperança de vida, ao contrário do que acontece hoje, era particularmente reduzida. Monumentos que implicavam conhecimentos notórios ainda que não registados, esforços colossais para a altura e tecnologia existente, concentrações de gente proporcionalmente gigantescas quando comparadas com as de hoje.
Uma data e evento que as civilizações foram adoptando e mascarando com outras justificações, flexibilizando a sua celebração em função dos interesses culturais e materiais e fazendo esquecer no esquecimento a sua verdadeira razão de ser.
Uma data e evento que transforma tudo quanto o Homem vem fazendo, ao longo de milénios, em pó e inutilidade, transformando deuses em fetiches e sacerdotes em símbolos de poder.
Uma data e evento que, a par com as outras três do ano, aprendemos na escola e rapidamente deixamos de lhe dar importância. E, no entanto, são tão vitais para a nossa existência quanto o próprio ar que respiramos.

Hoje é o Equinócio da Primavera! Resultante dos movimentos de translação e rotação da Terra em torno do Sol. Evento que, mate-se ou glorifique-se quem ou quantos quisermos, sempre aconteceu e continuará a acontecer. Muito antes de não passarmos de um projecto de ser vivo, muito depois de já não existirem resquícios de a espécie humana ter existido, continuará a Terra a rodar em torno de si mesma e do Sol, num movimento elíptico e com um eixo de rotação que não lhe é perpendicular. E as variações dos dias e das noites continuarão a acontecer, o tempo continuará a ter ciclos e a Natureza continuará a manifestar-se em função disso.
Mesmo que o Homem o aprenda na escola e depois o esqueça, como esquece de que lado é a mão direita.
Os calendários oficiais não assinalam a data de hoje como dia especial ou feriado (dia de festa).
Para mim é e tenciono celebra-lo.

By me 

Sem comentários: