domingo, 24 de fevereiro de 2013

Lindo




Bom amigo fez-me presente desta pequena preciosidade:
O “British Journal Photographic Almanac” de 1946.
Segundo ele, tinha-o lá por casa, no meio de muita “tralha” e, no lugar de o deitar fora, decidiu passá-lo a quem lhe desse valor: eu.
Os meus agradecimentos e uma vénia p’la lembrança e presente.
Numa leitura obrigatoriamente rápida, que me foi presenteado ontem mesmo, constatam-se diversos aspectos:
Na parte dos anúncios:
Vários vendendo câmaras de fotografia aérea. Será coisa estranha, caramba: quem compra, assim do pé para a mão, câmaras para instalar em aviões. Mas será menos estranho se se pensar que a data é 1946 e estas câmaras serão sobras da guerra.
Inúmeros fabricantes de objectivas, cada qual gabando a nitidez do seu produto. Hoje mais se preocupam com as resoluções das câmaras que com a qualidade das objectivas, para desalento de quem observa fotografia com olhos de ver.
Diversos fabricantes propagando as qualidades dos seus materiais fotossensíveis – papeis e negativos. E chamando a atenção para os pancromáticos e os orthocromáticos. Bem como película rígida e em rolo. Quem saberá, hoje, a diferença entre as sensibilidades cromáticas dos suportes?
Nos artigos, ressalva para já para os formulários e respectivas vantagens deste ou daquele componente. Fixadores rápidos, reveladores de grão fino, viragens, toners, indicadores de acidez…
Um outro sobre retrato, que merecerá uma leitura atenta.
E um outro, que muitos deveriam ler os correspondentes actuais, sobre legislação de trabalho e do direito à imagem.
Quanto às fotografias exibidas… uma há que creio conhecer, não sei bem de onde, que não reconheço o nome do autor.

Por outras palavras, ontem ofertaram-me a versão de 1946 do Flickr, do Olhares e do Google num só pacote.

By me 

Sem comentários: