domingo, 20 de janeiro de 2013

Vinganças




Havia um em casa de um parente.
Quando calhava, e era raro, ia lá. Mas em indo, havia duas coisas para um petiz como eu brincar.
Uma era um jogo de peças da “Meccano” que me encantava e que só há pouco tempo voltei a ver no mercado. Caro, como sempre foi, e com alguns ajustes ao politicamente correcto e à segurança infantil. Era pertença do filho da família, um bom bocado mais velho que eu, e que, por especial favor, me deixavam brincar um pouco e dar asas à imaginação.
O outro objecto era um cinzeiro como este. Claro que me não deixavam brincar com ele, que era utilizado em exclusivo pelo pai da família, e com as coisas dele não se brincava. Nem pensar! Mas eu não resistia e, em estando na sala, era com ele que me entretinha, para cima e para baixo, para cima e para baixo.
Voltei a encontrar um numa daquelas lojas de inutilidades que pululam nos centros comerciais. Confesso que não resisti, nem que fosse por vingança: agora posso abri-lo e fechá-lo as vezes que quiser sem haver quem mo proíba!
Não creio que o vá usar na sua função original. Afinal, está aqui mais por recordação que outra coisa e o que recordo dele é de um imaculado impecável, capaz de fazer corar de inveja qualquer empregado de loja. Como, aliás, tudo era imaculado naquela casa.
Menos algumas mentalidades, mas isso já é outra conversa!
Sobrou, creio, alguma dessa sujidade mental p’ró meu lado, com a qual bem eu posso viver. Esta vingança, a uns decénios de distância, é uma delas.


By me

Sem comentários: