quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Veterano




É uma daquelas sensações que qualquer fumador conhece de perto: o seu último cigarro.
Se for um fumador de longa data e dependente, terá uma de duas reacções: ou encolhe os ombros e diz: “Vou ali buscar mais”, ou diz: “Eh pah! Deixei-me apanhar! Malta, esperem aqui que vou ali buscar mais!”
Claro que se for mesmo um veterano olha para o último e diz: “Este é o último aqui. Tenho ali mais.”
E há também aquele código de honra entre fumadores, quando um pede um cigarro a outro e este lhe apresenta o maço ou a cigarreira contendo apenas um. Dirá o “crava”: “Eh pah! Já só tens um. Deixa estar, obrigado.” E quem oferece, se for um veterano e quiser mesmo oferecer, dirá: “Tira, que eu tenho mais.”
É assim, o último, tal como o primeiro, é sempre marcante. Cigarros ou outras coisas.

Por exemplo, não me recordo do meu primeiro dia de vida. Sei que foi marcante, sei que devo ter levado uma palmada e ter chorado (para me ir habituando), mas não me recordo dele.
Foi o meu primeiro dia de vida e não me recordo!
Agora este, hoje, dizem que será o último dia, que amanhã acaba tudo.
Tal como os cigarros, que sou veterano na arte de fumar, vou tratar que seja marcante. E dele aproveitar até à última fumaça.
Só que, tal como veterano fumador, também já sou um veterano de viver. E tenho em carteira uma boa reserva de dias ainda. E sei-o!
Vou tratar este dia como faço todos os outros: considerar que é o último e tirar dele o máximo proveito. Sabendo que amanhã farei o mesmo e melhor ainda.
E se acontecer neste último dia antes de todos os outros, alguém mo pedir, mostrar-lhe-ei a cigarreira, perdão, o calendário e direi: “Aproveita. Tenho mais.”

By me

Sem comentários: