sábado, 15 de dezembro de 2012

A boleia




Por muita razão que possamos querer dar a quem faz greve, certo é que, por vezes, a paciência começa a faltar-nos, face aos incómodos que elas provocam aos utentes dos serviços afectados.
Foi o caso de hoje. Em chegando à estação de caminho de ferro, constato que houve uns quantos comboios que tinham sido suprimidos. Sem aviso prévio e impedindo-me de chegar a horas ao trabalho. Sabendo-o com antecedência teria resolvido a coisa. Agora assim…
Questionada, a funcionária da bilheteira informou-me, com notáveis maus modos, que havia falta de pessoal. Desculpa esfarrapada, não sei se imaginada por ela se engendrada pela empresa. Mas não gostei, até porque não me resolvia o problema: chegar a tempo ao trabalho, para mais sabendo eu da urgência, hoje, de estar lá a horas.
Decidi apanhar um táxi, alternativa possível para cumprir o compromisso. E, de caminho, levar comigo a senhora que me havia questionado sobre se estariam de greve, que eu não me tinha apercebido de tal.
Aceitou ela o convite, com o aviso meio desculpa de que não poderia pagar. Mas isso não era questão. Eu viria de qualquer modo e pagaria eu; ela apenas viria (ou não) de boleia.
Ainda no cais da estação e, logo a seguir, junto às bilheteiras, avisei que vinha para Lisboa, pagava eu, e tinha dois lugares disponíveis para quem quisesse aproveitar.
Viemos sozinhos: eu, a senhora e o motorista. Que ninguém aceitou o convite.

Temos gente a protestar que os serviços não funcionam! Temos gente a queixar-se da falta de meios! Temos gente a contestar a falta de solidariedade dos portugueses.
No entanto, quando confrontados com ajuda, sem que sejam pedidas contrapartidas… encolhem-se. Não sei por medo se por se saberem incapazes de fazerem o mesmo se as situações se invertessem.
Por mim, irei continuar a fazer isto: em podendo jogar a mão a quem esteja em apuros, faço-o. Tal como tenho vindo a fazer desde que me conheço. Ou quase.
Quanto ao resto, quem quiser aproveitar a boleia, será bem-vindo com certeza.

By me

Sem comentários: