domingo, 25 de novembro de 2012

Sofistas




A propósito de uma conversa de hoje

Os antigos Sofistas tinham por doutrina que todo e qualquer argumento pode ser refutado por outro e que a efectividade de um dado argumento residia na sua aparência de verdadeiro, mesmo que o não fosse.

Aprendi isto na escola, algures no século passado, e fui agora confirmar.
É que eu “adoro” Sofistas. Particularmente os contemporâneos.
Aqueles que hoje defendem algo e amanhã exactamente o seu oposto com o mesmo entusiasmo.
O problema põe-se, não ao nível do prazer intelectual que tal exercício pode proporcionar (e proporciona) mas tão só em a mudança de pontos de vista depender em exclusivo da conveniência do momento.
Temos lamentáveis exemplos no campo da política, da economia, do partidarismo. Mas também, e igualmente lamentável, no campo laboral.
O cúmulo do lamentável é quando o constatamos em quem menos esperamos.

Um destes dias passo a adoptar esta atitude em público.
Claro que terei que encontrar um caixote de lixo onde possa jogar fora as minhas próprias opiniões e, o pior, a minha própria coerência intelectual.
Mas pondo isso de parte, talvez seja um exercício divertido.

By me

Sem comentários: