sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Lugares especiais




Trata-se de um daqueles restaurantes onde me sinto bem.
A comida é agradável, não é caro, donos e empregados são simpáticos e conheço o local há muitos anos. Muitos anos.
As suas mesas são cobertas com toalhetes individuais plásticos. Durante anos esses toalhetes olharam para mim, antes de a refeição me ser servida, com um estampa de uma imagem de Lisboa ribeirinha bem antiga, aliada ao nome do restaurante. Mesmo que já conhecesse o desenho de há muito, ficava sempre um nico a olhar para ele.
Uma noite… Uma noite fui surpreendido com uma mudança. A princípio não dei por ela, era algo que pairava no ar, um não sei-o-quê que me falava de mudança. E levei uns bons minutos a dar com ela! Em olhando para a mesa, primeiro para a minha, depois para todas as daquela sala, constatei que os tais toalhetes tinham mudado. Para uns outros, mais alegres e “jovens”, deixando de se ver o tão clássico desenho de Lisboa.
À saída, aquando do pagamento, comentei a coisa com o dono e, meio a medo, perguntei se ainda sobraria algum deles, que gostaria de ter um de “recuerdo”.
Sem hesitar, foi ele a uma sala de arrumos, demorou um nico e regressou com um deles na mão, pedindo-me desculpa pela demora mas tinha estado a escolher um que ainda estivesse em bom estado. Meio encabulado com a deferência, aceitei-o e está aqui em casa, num lugar de destaque. Que lugares de eleição devem estar em lugar de destaque.
O seu nome? Não o digo, não vá algum oportunista fazer um pedido semelhante e deixar em situação complicada os seus donos.
Deixo-vos, antes sim, um pedaço do toalhete. E a informação de que por perto deste local existe um dos mais recentes jardins alfacinhas que me tem dado água pela barba, já que gosto bastante dele mas ainda dele não consegui fazer uma imagem que me agradasse.

By me 

Sem comentários: