domingo, 14 de outubro de 2012

O primeiro a chegar....




Tranquilizem-se os que olharem para esta fotografia!
Nem o vosso calendário está avariado, nem eu ando tão baralhado com horários malucos que tenha dado um salto no tempo, nem sequer esta é uma fotografia do ano passado.
Nada disso. Esta imagem foi acabadinha de fazer e estamos a 14 de Outubro de 2012.
E, acrescente-se, foi feita com recurso a uma peça natalícia que aqui tenho guardada faz tempo, uma das poucas alusivas à quadra. Que nenhuma importância dou à questão consumista do natal excepto por ser consumista. E o valor que lhe dou pouco tem de positivo.
Se fiz esta fotografia hoje foi porque hoje mesmo, meados de Outubro, fui intensamente chamado a consumir a pensar já no Natal deste ano.
Uma loja de um centro comercial tem já a sua frente vocacionada para essa época, integralmente decorada com Pais Natal, bolinhas, estrelinhas e o que mais possa ser comprado para decorações natalícias.
Em meados de Outubro.
Suponho que quis ser a primeira e apanhar os primeiros poucos trocos que ainda existem para estas despesas nos bolsos dos portugueses. Ainda em meados de Outubro.
E esta antecipação comercial leva-me a ter uma ideia brilhante, que irei propor ao café aqui da rua: começar já a fabricar folares e amêndoas pascais. Assim, aos bocadinhos, os clientes iam aforrando os doces e ficavam preparados. Talvez mesmo pedir aos criadores que acelerem o processo de gestação e tenham também agora prontos os cabritos.
É que, sabe-se, o primeiro que chega é o primeiro que se avia.
Quanto à cabeça do velhote, vai voltar para a caixa, que ainda há muito pó que pode apanhar até ser altura de o exibir, talvez que em Junho, a pensar no Natal do ano que vem.


By me

Sem comentários: