sábado, 6 de outubro de 2012

Convenções ou nem tanto




Daquilo que me recordo, do pouco que sei ou soube da Convenção de Genebra, não são permitidas armas brancas (facas, baionetas, etc.) serrilhadas.
É que a dita Convenção tenta tornar mais humano o acto de guerrear (como se tal fosse possível), proibindo as armas que provoquem sofrimento desnecessário.
Um corte fundo, feito com uma lâmina em forma de serra, torna-o muito difícil de curar, mesmo que por bons cirurgiões de guerra.

Na guerra de que estamos a ser alvo, económica entenda-se, não há convenções que protejam os combatentes ou os civis das armas que se utilizam. É o chamado “vale tudo, mesmo tirar olhos!”
E as armas que hoje se esgrimem, tal como as baionetas serrilhadas, deixam feridas profundas, de difícil cicatrização e com consequências a longo prazo, muito para além dos confrontos bélico-económicos que se desenrolam.

É, talvez, chegada a hora de deixar de parte as convenções e as éticas e usar de tudo o temos à mão para parar esta sangreira desatada que nos impõem, usando de lâminas limpas ou serrilhadas.
Porque esta guerra nada tem de limpa! Perguntem ao futuro dos vossos filhos!

By me

Sem comentários: