domingo, 17 de junho de 2012

Panem et circenses




Oito e pouco da noite.
A rua fazia lembrar uma cidade fantasma, não fora eu próprio lá estar, assim como mães Ucranianas que, a esta hora, costumam vir passear os seus bebés nos respectivos carrinhos e manter viva a língua materna.
Apenas uma muito ligeira brisa fazia baloiçar ligeiramente a bandeira, que nem chegava para abanar as toalhas estendidas a secar. Aliás, bandeiras e roupa a secar, a meias com alguma antena, eram as únicas coisas que se viam nas janelas.
Um deserto quase completo, na horizontal e na vertical.
Suspeitando do que se passava, fui até ao café.
Um silêncio quase sepulcral, apenas entrecortado com o ruído das loiças e talheres onde, furiosamente, sardinhas eram retalhadas e comidas. As cervejas estavam lá, bebidas pelo gargalo, que é como se bebem cervejas nestas ocasiões, mas pouco se movimentavam.
De quando em vez lá se ouviam uns impropérios bem pouco civilizados, usando de todos os Fs e Rs de que o léxico português é rico.
Olhei para um dos vários ecrãs ali colocados e percebi tudo: a relação numérica no cantinho superior bem falava dos motivos do desânimo instalado.
Dei conta da minha bica e saí, com intuitos bem definidos: fotografar, antes que recolhidos, uns sapatos que havia visto. E sair dali antes que, eventualmente, uma coisa redonda fizesse a sua entrada numa coisa rectangular e provocasse um coro de alegria histérica. Ali e no resto da rua. Talvez mesmo no país.
Ouvi a primeira rajada de gritos quando me entretinha com uma bota. A segunda aconteceu já comigo em casa, e protegido com música a gosto.
Que dirão todos estes machos e fêmeas quando acordarem amanhã e virei que de um dia para o outro, mesmo com vitórias lá longe, nada mudou para melhor?

Panem et circenses [ludos] é a forma acusativa da expressão latina panis et circenses [ludi], que significa "pão e jogos circenses", mais popularmente citada como pão e circo. Esta foi uma política criada pelo imperador Octávio Augusto, que previa o provimento de comida e diversão ao povo, com o objectivo de atenuar a insatisfação popular contra os governantes. (Wikipédia)

By me

Sem comentários: