quinta-feira, 28 de junho de 2012

O gato do Senhor Marquês




Volta e meia recordo-me daquela estorieta em que o Senhor Marquês, ausente em viagem, recebe um telegrama de Jarbas, o seu mordomo. Dizia:
“Senhor Marquês, o seu gato morreu.”
Sendo que o Senhor Marquês tinha um enorme afecto pelo gato, a notícia ia provocando um ataque cardíaco. Em regressando, repreende Jarbas:
“Sabes que esse tipo de notícia, assim dado de chofre, pode ser perigosa. Deverias ter-me preparado. Por exemplo, avisavas-me que o gatão tinha subido ao telhado. Depois, novo telegrama dizendo que o gato havia caído do telhado. E por aí fora. Assim, eu ia antevendo o pior.”
“Sim, senhor Marquês, assim farei da próxima vez.” Respondeu Jarbas.
Algum tempo depois, estando o Senhor Marquês de férias, recebeu um telegrama de Jarbas, dizendo:
“Senhor Marquês, sua mãe subiu ao telhado.”

Por algum motivo alguns títulos dos jornais dos últimos dias me lembram do Jarbas:

25/6 - Passos não exclui mais austeridade
26/6 - Passos Coelho diz que é cedo para falar em mais medidas de austeridade
26/6 - Passos Coelho diz que não pretende "neste momento" agravar a austeridade
26/6 - Passos: «Não há intenção de agravar austeridade»
28/6 - Governo descarta mais austeridade “exclusivamente” para o Estado
28/6 - Passos abre a porta a que Portugal tenha mais tempo para cumprir metas

By me

Sem comentários: