segunda-feira, 7 de maio de 2012

Sobretudo




O dia acordou feio!
Nuvens baixas, com visibilidade reduzida, chuva puxada a vento… feio!
Quando, passadas umas horas de ter saído da cama, decido ir tomar o primeiro “expresso” do dia, olho de novo pela janela: o ruído do pneus no asfalto molhado complementavam o angular dos riscos de água no ar, a meias com o forte abanar dos ramos das árvores que via da janela.
“Feio!”, pensei eu. E fui vestir o casaco a pensar no que havia visto e ouvido.
E, lembrando o que sabia, optei por não usar o pesado casacão mas antes uma “trincheira”, que até nem uso muito, mas que é bem útil em dias de chuva e vento.
No patamar de entrada do prédio cruzo-me com quem costuma fazer a limpeza do prédio. Trabalho ingrato nestes dias, que ainda mal acabaram de deixar o chão bonito logo chega alguém pingando ou patinhando tudo.
Saudamo-nos, em tom de brincadeira como costumamos fazer, e uma das senhoras pronuncia: “Bom dia, inspector!”
Abano um nico, a pensar no que quereria dizer, mas logo lhe respondo: “Acho que é mais tenente, tenente Colombo!” Logo o colega se curva ligeiramente e semicerra um olho. Risadas e saímos a enfrentar a intempérie.
Mas fico a pensar na coisa.
O comentário brincalhão veio na sequência do meu capote ou trincheira. Que, comprado há uns anos, me deu uma trabalheira de encontrar. Já é raro de ver quem use protecção comprida, até abaixo do joelho. Que são pouco práticos de manobrar ao entrar para um carro. E hoje não há cão nem gato que não tenha um “sobretudo de lata” a substituir uma gabardina comprida, modelo “trincheira”.
Mas eu, sempiterno apeado, gosto de saber o que os antigos, que foram aprendendo com o correr dos séculos, usavam. E uma protecção comprida tapa da chuva, digam o que disserem os fazedores de modas e vendam o que venderem as grandes superfícies e os centros comerciais. O meu conforto sobrepõe-se a modas e convenções.
O único traje que partilharemos, de facto, não será nem a trincheira comprida nem o sobretudo de lata com solas de pneumático, mas antes o de madeira, com uns palmos de terra por cima. Faça chuva ou faça sol.

By me

Sem comentários: