sábado, 14 de abril de 2012

O respeito e a falta dele




Esta é uma fotografia de Henri Cartier-Bresson, intitulada “Le Cardinal Pacelli à Montmartre”, Paris, 1938.
Não, esta não é essa fotografia. Esta é um pedaço dessa fotografia.
Tive o arrojo, a coragem, o topete, a falta de vergonha, o desplante de pegar num trabalho de um autor e truncá-lo! De uma obra completa, que no seu todo faz sentido, e apenas no seu todo, fui buscar um pedaço, interpretei-o e disse que era um trabalho de outrem.

Tenho tido inúmeras conversas, discussões, algumas bem azedas e com consequências que perduram até hoje, sobre este assunto lá onde trabalho.
Qual o direito de, a título informativo, truncar um trabalho de autor? Ao estar a dizer que este trabalho existe aqui, em tal local e em tal data, feito por tal pessoa não posso, de forma alguma, alterar esse trabalho com a minha visão particular.
Re-enquadrar uma fotografia, um quadro, a capa de um livro, modificar-lhes as cores ou perspectivas, justapor mais que uma imagem num artigo, peça jornalística, post ou reportagem que descreva a sua existência, é um crime autoral. O respeito pelo trabalho intelectual e artístico deve existir, da mesma forma que existe (ou deve existir) sobre a vida privada dos cidadãos.
O mais que é aceitável é, num trabalho crítico ou analítico sobre uma obra, escapelizar os seus detalhes enquanto elementos de um todo.
Neste caso, o que está a acontecer não é a divulgação da obra pura e simples, mas antes a visão e as opiniões assumidas por quem o reporta. E cada pedaço do todo que se mostra ou se fala é uma forma de chegar até ele e explicar o porquê das opiniões.
Há que ter bem definido, quando se fala ou mostra o trabalho artístico ou criativo de alguém, se se está apenas a divulgar a obra ou a exprimir opiniões pessoais sobre ela.

Lá, onde trabalho, já me recusei fazer imagens que não respeitassem este princípio. Naturalmente que ouvi das boas e outros o foram fazer. Mas os princípios são isso mesmo – princípios – e há que mantê-los.
Sob pena de mais não sermos que prostitutos ou mercenários da comunicação!

A imagem original está aqui: http://images.artnet.com/artwork_images/162052/627981.jpg

By me 

Sem comentários: