quinta-feira, 5 de abril de 2012

M & M - Marcas e Memórias




É um daqueles pregões que me ficaram na memória: “Há frutó-chocolate! Há Rajá fresquinho!” E lá vinha ela (em regra era uma ela) com a mala térmica branca pendurada de um lado, bata branca sobre a pele e avental preto à frente do conjunto, descalça a palmilhar as areias escaldantes distribuindo a troco de umas moedas – poucas se bem me recordo – a frescura que o calor exigia.
Cruzava-se ela a meio da praia com a rival, a que vendia bolas-de-berlim, com ou sem creme, e as batas fritas. A disputa era acesa, já que era quem primeiro passasse que primeiro vendia e as moedas para a frescura ou gulodice eram escassas e as famílias numerosas.
Recordo igualmente que um ano (teriam sido mais?) em que a competição entre a Rajá e uma outra marca (ainda existente no mercado) levou a que os gelados tivessem brinde especial. A concorrência oferecia bonecos da Disney, com a história da Branca de Neve (anões, príncipe, bruxa e a dita). Mas a Rajá tinha os favoritos da rapaziada: soldadinhos! Em plástico azul ou vermelho, aí com uns três cm de altura, eram os soldados do forte do tempo dos cowboys. O Tom, o Fred, o Comandante, o Sargento, a Filha do Comandante…
Cada saqueta de papel plastificado era aberta com sofreguidão, em busca da frescura e do boneco. As brincadeiras e histórias inventadas com eles não faltavam e as trocas com amigos e vizinhos também não. Haveria certamente um que seria raro, mas não recordo qual.
E numa época em que os brinquedos não abundavam e que muitos eram feitos pelas nossas próprias mãos com muito gozo, até os pauzinhos dos gelados eram reciclados. Em quantidade suficiente e usando cola-tudo, faziam-se belos fortes em perfeita harmonia com os respectivos soldados, com passadiços, portas com dobradiças e ameias.
Isto é, se a sorte não nos batesse à porta! Que os gelados eram comidos, chupados, lambidos e trincados até à última, que no pauzinho poderia estar gravada a fogo a palavra mágica “prémio”! Nesse caso era ele, o pauzinho, trocado na loja, que as vendeiras ambulantes não os tinham. Ia a canalha miúda solenemente acompanhar o felizardo no receber do prémio cobiçado e raro (nunca me tocou nenhum, tal como no totoloto).

Os tempos e as tendências comerciais fizeram desaparecer os gelados Rajá da convivência estival. E a competição entre as marcas que sobreviveram e as que entretanto surgiram, transformaram-se em novos sabores, formas e nomes, bem como em cartazes todos os anos renovados e apelativos. E dos soldadinhos da Rajá ficou a memória.
E ficou também a memória associada do Rajá (ou seria mais que um?) descrito nas histórias do Sandokan, relatadas pelo Emílio Salgari e que devorávamos nas férias, partilhando os livros que cada um de nós possuía e sempre à espera que o outro acabasse de ler para ser a nossa vez. Um destes dias encontrei um exemplar numa loja de artigos usados, à venda por trocos. Claro que está ali, à espera do calor do verão e de uma sombra fresca a que me encoste para o ler. Há livros que têm que ser degustados no ambiente certo!

E da Rajá, o que sobrou, para além das recordações? Pelos vistos ainda estas saquetas de bombons que vim a descobrir num supermercado.
Não resisti ao apelo e comprei uma, na sincera intenção de a fotografar impoluta e de dela escrever algo do passado. Mas não fui capaz de resistir!
Quando dei por mim, tinha os bombons todos comidos e da fotografia, nada! Tive que me pôr em campo e procurar mais, que comprei junto com estas moedas de chocolate que vedes na imagem.
E, juro-vos pelas alminhas, que me esforcei bastante para não aumentar a pilha de pratinhas amachucadas e diminuir as que embrulham ainda o produto original! Se cá vierdes, bem depressa, ainda terei algum para vos oferecer.
Mas não garanto!

By me

Sem comentários: