quinta-feira, 29 de março de 2012

Um olhar - Sara




Pese embora o estar na moda (boa moda, entenda-se) o conceito de “trocas”, há muito que o venho praticando.
Ele é equipamento fotográfico, ele é livros, ele é fotografias, ele é olhares”…
Este é um desses exemplos.
Abordado na rua, pedem-me um cigarro. Dependendo do meu estado de espírito, que nem sempre estou p’raí virado, olho para o olhar inquiridor que recebo. E, se tudo está de feição, vem a minha proposta:
“Troco!”, seguida de silêncio.
A reacção é tão padronizada quanto uma folha A4:
“Troca o quê?”, com espanto.
“Troco um cigarro por uma fotografia dos seus olhos. Só dos olhos!”
A hesitação também a habitual. Tal como a pergunta que se lhe segue:
“Mas porquê?” E guns ou algumas acrescentam “Colecciona olhos?”
“Claro que sim! E olhos bonitos, então, procuro não deixar escapar.”

Não posso dizer que funciona sempre, que já tive algumas recusas. Mas são tão raras que nem contam p’ra estatística.
E é um daqueles negócios de troca em que ambas as partes saem satisfeitas, ambas com o que procuram. Ainda que eu fique sempre a ganhar, já que além da fotografia, fico com a visão de um sorriso.
E, garanto, isso faz-me ganhar o dia!

By me

Sem comentários: