quarta-feira, 14 de março de 2012

Só p'lo gozo




É assim a modos que uma mania minha, velha de muitos anos:
Não sou capaz de vir à rua, mesmo que seja só para pôr o lixo no contentor, que não traga uma câmara fotográfica comigo.
Sentir-me-ia como se viesse nu, que querem.
Pois ontem, já ao fim da tardinha, ou mais que isso, fui buscar pão para o jantar. Mas o lusco-fusco estava tão agradável que fiz uma paragem p’lo caminho para uma imperial. Não que seja meu hábito, mas apeteceu-me.
Peguei nela e vim cá para fora, que era aí mesmo que me sabia bem estar, naquele cálido e parado ar, a ver o fim do dia a escorrer p’las fachadas.
E, em olhando p’ra cima, vi isto e não resisti. Pousei o copo numa mesa e fui, fotógrafo maneta que estou, à procura do ângulo certo.
Passinho p’ra aqui, passinho p’ra ali, até encontrar os tamanhos relativos que queria. Fiz duas: esta e uma outra, vertical, só por descargo de consciência, que sei não gostar delas dessa forma. Mas o poste é ao alto pelo que haveria que, ao menos, tentar.
Quando acabei, e estive uns 4 a 5 minutitos de volta disto, voltei para trás em busca da minha cerveja, não fosse o empregado vê-la assim, abandonada e meio bebida, e levar tudo de volta. Ainda lá estava.
E estavam também aqueles sorrisos que tão bem conheço, de condescendência, nos rostos dos demais que por ali estavam. Tal como estariam nas cabeças deles a pergunta sacramental: “O que estará aquele maluco das barbas, e agora de braço ao peito, a fazer, a fotografar o céu sem tripé, e logo agora que não se vêem ainda as estrelas.
Como estavam enganados. A estrela estava lá, escondida e tímida, atrás do poste. Eles é que, coitados, não sabem ver o que está à frente do nariz ou no alto da testa.
Depois, comprei o pão, fui p’ra casa e jantei.

By me 

Sem comentários: