terça-feira, 27 de março de 2012

Começando por algum lado




Oiço um ministro da educação a dizer que quer aumentar o sucesso escolar, com mais alunos a passar de ano. E que, naturalmente, quem não souber, não passa.
No entanto, algumas coisas têm que ser analisadas.
Desde logo o facto de o “ir à escola”, seja qual for grau de ensino, ser obrigatório. E sabemos que nenhum jovem gosta de “obrigatórios”.
Em seguida, a enormidade de solicitações para outras coisas que a sociedade de consumo põe à frente do jovem. Ele quer ir, quer fazer, quer ser, quer ter, quer interagir, e nada disso é consentâneo como o “ir à escola”.
Por fim, temos todo o sistema que se centra no ensinar, no lugar do aprender. Como se o mais importante não fosse que os alunos aprendam mas antes o que acontece na escola, desde professores a políticas de educação, passando por equipamentos e economias de custos.
Donde, para que este ministro consiga os seus intentos – e eu espero do fundo do coração que sim – haverá que:
a) Alterar o modo de funcionamento da sociedade. Não me parece viável, bem pelo contrário.
b) Alterar a forma como o “ir à escola” é encarado, deixando de ser uma obrigação para ser algo que, realmente, apetece ao jovem fazer. Para tal haveria que, possivelmente, alterar radicalmente métodos, tornando-os competitivos com o resto da sociedade. Difícil, mas não impossível.
c) Alterar a forma como a escola se vê a si mesma, transformando-a num serviço à comunidade e aos alunos e não num sistema autofágico em que a substituição regular dos alunos é encarado como se de substituição de peças desgastadas se tratasse. Particularmente complicado, se pensarmos que isso implica alterar mentalidades em boa parte de quem está ligado à educação.

Mas talvez fosse um óptimo princípio, o retirar o arame farpado que envolve as escolas. Que o anseio por liberdade, intrínseco a todo a criança e adolescente não se coaduna com o sentir-se num redil.

By me 

Sem comentários: