domingo, 26 de fevereiro de 2012

Sobre um concurso




Eu não participo em concursos fotográficos!
Não porque entenda que o que produzo não seja competente para tal, mas antes porque entendo que criatividade não é comensurável. E, sobre este tema, muito poderia aqui dizer, mas não o faço agora.
Mas o principal motivo para tal decisão prende-se com alguns artigos de alguns (muitos) regulamentos de concursos. Como o que está aberto e promovido pelo Atrium Saldanha.
Leia-se parte desse regulamento, abaixo transcrito. Nem me dou ao trabalho de comentar ou classificar!

“…
5.1. Cada participante terá que apresentar 5 (cinco) fotografias.
5.2. As fotografias deverão ser entregues em formato mínimo de 20x30 e o máximo de 40x50 (preferencialmente 30x40), a preto e branco ou cor, com ou sem margem, mas obrigatoriamente impressas em papel.
5.5. Adicionalmente, as imagens digitais deverão ser entregues, para além de impressas, em suporte digital com uma resolução mínima de 300 dpi.
9.1.As fotografias impressas e respectivos suportes digitais, apresentadas a concurso, não serão devolvidos.
9.2.Com a apresentação a concurso, os participantes autorizarão tacitamente  o Atrium Saldanha, à exposição dos seus trabalhos, bem como à sua eventual divulgação e reprodução, em edições, publicações, catálogos, exposições, cartazes, meios gráficos promocionais e outras iniciativas, nomeadamente através da internet, por si promovidas ou dadas a promover, desde que devidamente identificado o autor (salvo se este indicar por escrito não querer ser identificado).
9.3.O Atrium Saldanha compromete-se a mencionar sempre o nome do autor da(s) fotografia(s) nas utilizações que dela(s) venha a fazer, renunciando este a receber qualquer contrapartida financeira ou de outra índole, considerando ambas as partes que o objectivo dessas publicações, edições e outras seja de exclusivo interesse cultural, promocional e social.
9.4.Os(As) Vencedores(as) poderão ter que assinar e devolver no prazo de cinco dias (5) de calendário, após uma tentativa de notificação por e-mail em cumprimento do acima indicado em 8.3., o seguinte:
(1) declaração de elegibilidade,
(2) isenção de responsabilidade,
(3) autorização de publicidade,
(4) garantia de propriedade, e
(5) licença em que o participante garante ser ele o proprietário da
fotografia, que possuí  todos os direitos de propriedade intelectual
apresentados na fotografia, que concede ao Atrium Saldanha e seus afiliados, incluindo a  IMOSAL S.A. e aos Patrocinadores e seus licenciados de forma irrevogável, perpétua e mundial,  licença não-exclusiva para reproduzir, distribuir, exibir e criar trabalhos derivados da fotografia (juntamente com um crédito de nome) sem remuneração.
…”


Nota extra: Nunca será uma incapacidade temporária que me impedirá de exprimir a minha opinião!

Texto e imagem: by me

Sem comentários: