segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Na fila




A fila era quase tão grande quanto esta.
Só que, no lugar de carros eram pessoas. Muitas mais pessoas.
Aliás, a fila era tal que me perguntei se, ao chegar a minha vez, receberia o almoço ou o lanche.
Mas sendo que as alternativas eram nulas, deixei-me ficar, com aquele conformismo de quem não tem alternativa.
Passado um pouco, e com a fila a crescer atrás de mim, surgem três senhoras, todas dondocas, que se encostam à que estava à minha frente e ficam um nico de conversa.
Vendo uma delas o meu olhar de reprovação, que antecipava uma conversa não muito cordial (nada cordial mesmo), diz-me com o maior dos desplantes:
“Não se importa que fiquemos aqui, junto com a nossa amiga, pois não?”
Olhei para ela, olhei para a fila que, entretanto, havia aumentado nas minhas costas, e olhei para ela de novo. E, antes mesmo de a minha boca dizer aquilo que o meu olhar já denunciava, dispara a que já estava na fila aquando da minha chegada:
“Nem penses nisso! Ninguém vai passar á frente de ninguém! Vamos todas lá para trás.”
E abalaram, talvez uns vinte lugares lá para trás.
Foi óptimo! Poupou-se uma conversa pouco simpática; poupou-se o eu fazer uma fotografia das suas caras, que gosto de fotografar quem me ultrapassa nas filas, com ou sem pedido; e a que resolveu a questão subiu mais uns degraus na minha consideração.
E digo subiu porque a conheço, que partilhamos a entidade patronal. Tal como as amigas, que resolveram passar o almoço na palheta com ela, lá na nossa cantina.
Sendo que nenhuma delas é menininha, suponho que façam deste atropelo pedido a prática habitual. Ficará para uma próxima a fotografia, que cedo ou tarde o repetirão comigo, estou certo.
É que nunca gostei de ser ultrapassado. À papo-seco, no pão-com-manteiga ou na fila para um almoço rotineiro.
E se não fiz a fotografia de quem me quis incomodar, fica a fotografia destes carros, inocentemente arrumados e sem atrapalharem ninguém. O que já vai sendo raro, confessemos.

Texto e imagem: by me

Sem comentários: