quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Sinto-me estúpido mas tranquilo




Por vezes sinto-me estranho.
Em querendo atravessar uma rua, numa passadeira com semáforos, faço questão de esperar pelo “meu” verde.
Não se trata de querer cumprir qualquer código escrito, ou de querer evitar uma eventual multa de trânsito (elas estão previstas para peões, mas não sei de ninguém que dela tenha sido objecto).
Mas é certo que a estrada pode ser perigosa, pelo que haver um tempo para uns e um tempo para outros faz todo o sentido.
Tal como faz sentido que, em embirrando eu que os automóveis ocupem os passeios ou que não respeitem os sinais vermelhos, terei eu que ser cumpridor dos códigos existentes. Querendo para mim toda a prioridade com o sinal verde, recusando atravessar com o sinal vermelho.
Ora, por vezes, sinto-me como que um alienígena, parado no passeio, não vendo nenhum carro a menos de 100 ou 150 metros, o sinal vermelho para mim e todos os peões a passarem, com a maior das naturalidades. Os olhares estranhos que os demais peões me lançam são, no mínimo, credenciais para admissão imediata num qualquer asilo.
Mas, do meu ponto de vista, se exijo que me respeitem, tenho que ser o primeiro a respeitar os demais. Mesmo que às 11 da noite, sem carros à vista.
Quanto ao resto, a tranquilidade da minha consciência é bem mais importante que os olhares que recebo e, sabe-se lá, os mimos que a meu respeito são ditos.

Texto e imagem: by me

Sem comentários: