sábado, 31 de dezembro de 2011

Uma questão de economia




Que o “Fast-food” não é saudável para ninguém não é surpresa. Tem, no entanto, a grande vantagem de, ao também não surpreender o palato, deixar a mente livre para outras utilizações que se lhe queiram dar. A escrita é uma delas.
No entanto, e tenho que o confessar, fiquei realmente surpreendido um destes dias.
Um restaurante desta cadeia que aqui vedes estava cheio a deitar por fora. Suponho que não o terão previsto, já que o número de pessoas a trabalhar era o de sempre. E só não andavam numa fona de um lado para o outro porque cheguei quase no final do período de almoço e notava-se-lhes algum cansaço.
Quando, finalmente, necessitei de recorrer ao guardanapo, ia já na disposição de lhe inverter a dobragem. É que têm a mania de o dobrar de acordo com o desenho e não da forma que mais conforto na utilização dá.
Foi ao fazê-lo que me caiu o queixo: mais um sinal da crise que atravessamos e de como, mesmo as grandes cadeias, estão “nas encolhas”, poupando onde podem.
Repare-se como o logótipo do restaurante está impresso a uma só cor, ao invés de duas, como aliás é apanágio ver em tudo quanto é local que o mostre. Em geral, as letras estão a preto e o desenho a vermelho.
Nem desconfio quanto esta cadeia de restauração poupa com esta medida, mas bastante será que ali se consomem mais guardanapos que pizzas.
Aliás, estas economias forçadas não acontecem só aqui.
Uma outra grande cadeia de restauração, também de “fast-food”mas desta feita de hambúrgueres, passou a entregar palhinhas para os refrigerantes “lisas”, sem terem aquela espécie de harmónio que permite dobrá-las.
Não avaliei, num supermercado, a diferença de preço de umas para as outras, mas mais baratas serão e, sem alterar preços nem qualidade, reduzem-se despesas.

Não defensor deste tipo de alimentação ou de cadeias de lojas, ainda que as frequente. Pagam mal, facturam muito e o que fornecem não é do melhor.
Mas uma coisa é certa: quem as gere é perito em fazer dinheiro, pelo que alguns exemplos podem ser seguidos.

Texto e imagem: by me

Sem comentários: