domingo, 16 de outubro de 2011

15 Outubro 2011










Cem mil em Lisboa, houve quem dissesse. O que, números redondos, corresponderá a 1,5% da população nacional, pensando também nas outras cidades.
E são também umas centenas de milhar de fotografias e vídeos que o mostram.
Os media preferiam realçar os confrontos, as intervenções policiais, os cartazes mais ou menos agressivos. Que nestas coisas o que conta é o sangue e a violência. Haja ou não haja.
Por mim, prefiro pensar que em seis meses aconteceram duas manifestações sem partidos ou sindicatos, que juntaram tudo quanto é estrato cultural, económico, etário. Que mostraram, de uma para outra, que o descontentamento e a indignação aumentam e a paciência diminui. E que os brandos costumes Lusos estão a acabar. Não sei como será a próxima, para breve, mas não creio que os media fiquem descontentes. Que acredito que não sejam suficientes meia dúzia de carrinhas e polícias para estancar a revolta que se manifestará.
Esta é uma visão do que aconteceu. Não creio que, da próxima, veja tantos sorrisos, tantos idosos, tantas crianças. Nem tanta calma!

Texto e imagem: by me

2 comentários:

Débora Rodrigues disse...

Estou em movimento e tudo!

Débora Rodrigues disse...

Eu tinha um adaptador fisheye na objectiva. Adoro usa-lo nas manifestações porque tenho de estar muito perto das pessoas (: