domingo, 25 de setembro de 2011

"Antes e depois"



Não faz sentido um músico ir ver um espectáculo e fazer sapateado na plateia. Não faz sentido um piloto assistir a uma prova conduzindo o seu bólide. Mas fará sentido um fotógrafo alterar um espectáculo de luz? Estou crer que sim, com todo o perdão ao autor da instalação.
Na imagem de cima aquilo que é possível captar com uma câmara. Ainda que a rua esteja quase completamente às escuras, é perceptível a quem ali caminhe o chão e as paredes, enquanto vai vendo o que ali se expõe (e bonito que era!)
Na imagem de baixo, um “arzinho da minha graça”, com recurso a uma lanterna de bolso.
Regra geral brincam comigo sobre a quantidade de tralha que trago no cinto. Desta feita ainda ouvi alguns protestos (ténues entenda-se) por estar a apontar a lanterna para a parede.
Apesar de tudo isso, e passadas que são 12 horas sobre o tê-la feito, continuo convencido que este extra luminoso em nada fez perder de qualidade o trabalho que o artista ali colocou.
Moral da história: uma lanterna no bolso ou no saco é sempre útil. Se não for para encontrar a maldita tampa de objectiva que caiu na noite, serve para criar ambiências.

(Nota extra: EV 3,5, ISO 800, f/4, 1½”)

Texto e imagem: by me

Sem comentários: