quinta-feira, 7 de julho de 2011

Saldo zero!



Já andava à procura deste livro faz tempo.
“Tem andado esgotado”, é o que vou ouvindo, aqui e ali. Numa livraria chegaram mesmo a dizer-me que se tem esgotado porque se trata de um livro que algumas escolas recomendam aos alunos. “Bom gosto”, digo eu!
Hoje, em entrando numa em que na montra tinha algo que não conheço mas que me apelou (de Diniz Machado), pergunto por este outro. E não é que tinham!
“Ganda pinta!”, digo-lhes eu.”É que, sabem (eram duas) este livro tenho-o comprado diversas vezes para oferta e, algures numa dessas situações, o meu exemplar desapareceu.”
“Então tenha cuidado com o que oferece, que este não deve poder voltar a comprar.” Disseram-me. E esclareceram:
“Fui hoje à editora buscar uns livros aqui para a loja e estavam todos consternados. Foram informados que era o último dia de trabalho, que a editora Publicações Europa-América fechou hoje.”
Caramba! As más notícias devem ser dadas devagar, e esta é mesmo uma má notícia. Para quem lá trabalha, naturalmente, e para quem gosta de livros. O fecho de uma editora é sempre uma péssima notícia, seja em que circunstâncias for. E esta em particular, no meio de todo o seu enorme catálogo, tem tido algumas preciosidades que, secretamente, tenho esperado que re-editassem. Agora já não.

Uma boa notícia e uma má notícia resultam em saldo zero.
Preferia ter tido o mesmo saldo e não ter acontecer a segunda!

Texto e imagem: by me

Sem comentários: