quarta-feira, 18 de maio de 2011

Tolerância?! Nem penses!



Nem vale a pena tentar negar!
Sou sectário e não muito tolerante!

Pelo menos em relação a algumas coisas ou factos, quer se passem directamente comigo, na minha esfera de influência ou bem lá longe, onde eu não chego mas cujos ecos chegam por cá.
Uma das coisas que eu não tolero, não aceito, entendo mas não respeito é o racismo. Seja de que forma se manifeste e quais os disfarces que possa usar. Legal, endémico, cultural ou educacional.
Bem sei que as cores podem ser diferentes, os cheiros são certamente diferentes, os hábitos, gostos e desgostos serão diferentes… Poder-se-á gostar ou não do que se vê, sente ou cheira! Que são diferenças, certamente!
Mas foi com estas e outras diferenças, interiores e exteriores, que chegamos ao que somos hoje, que construímos o que temos hoje. E, bem analisado, as diferenças até que são menos que mínimas (veja-se o genoma humano!)
Mas do reconhecer a diferença ao anular, minimizar, escravizar ou assassinar outrem apenas pela cor da pele ou o formato do cabelo… Comigo não contem!

Por tudo isto, e mais umas quantas co-relacionadas, fiquei banzado ao ver esta caixa!
Inocentemente colocada no expositor de um café, contém isqueiros para venda. Nada demais. Mas possui como marca as odiosas letras KKK, iniciais do desprezível Ku Klux Klan. Espantou-me e incomodou-me!
Possivelmente, quem quer que tenha criado esta marca ou desenhado esta caixa, nem se lembrou da relação. Mas seria o equivalente a vender laranjas com a marca NAZI ou automóveis de modelo PIDE.
Incomodou-me!

A pessoa que trabalha neste café, não opôs nenhuma objecção a que fotografasse a caixa, o que fiz “in loco” sem alaridos ou espalhafato. Também não me perguntou o porquê de tão insólito pedido.
A verdade é que, passados dois dias, constato que os mesmos isqueiros estão à venda apenas na grelha plástica de suporte, tendo desaparecido a caixa. E o rótulo.
Provavelmente alguém pensou o mesmo que eu.
E ainda bem!

Texto e imagem: by me

1 comentário:

perplexo disse...

NAZI para laranjas e PIDE para automóveis? Não estás na onda!
O paralelo seria com salamandras ou churrasqueiras NAZI e com soqueiras ou binóculos PIDE.
Porque isqueiros tem algo que ver com KKK: a ignição; o fogo.
Há dias alarguei a minha lista de marcas bem achadas. Depois de capachos Ditador e autoclismos Dilúvio, encontrei uma firma de mudanças Êxodo. Não é excelente?