segunda-feira, 16 de maio de 2011

Sobre o passado



O ex Primeiro Ministro e ex Presidente da República, Mário Soares, terá afirmado que se está a discutir em demasia o passado, o que foi feito e o que não foi feito, em vez de se discutir o futuro e os projectos de cada uma das candidaturas.
Claro que faz sentido falar-se do passado!
Desde que vigora a actual Constituição, 1976, tivemos 13 Primeiros Ministro: Cinco oriundos do PS, Seis oriundos do PSD, Um oriundo do CDS e Um sem filiação partidária.
Foram estas treze pessoas, bem como todos aqueles que com eles formaram governo, que conduziram Portugal à situação em que se encontra. Nas opções políticas, nas disputas partidárias, nas propostas legislativas dos seus partidos na Assembleia da República, no investimento dos dinheiros públicos e na forma de o financiar, dívidas incluídas.
Faz todo o sentido saber-se quem, pelo nome, e quem, pela formação partidária, fez o que fez e que nos colocou endividados até para além da raiz dos cabelos.
Não apenas porque a culpa não pode morrer solteira como, e num momento em que somos chamados a decidir sobre o futuro próximo e distante, se queremos mais do mesmo ou alterar positivamente o rumo que temos agora.
Se queremos que os nossos filhos tenham uma vida melhor que a nossa ou se queremos que já nasçam endividados e que sejam obrigados, como em tempos de antanho, a viver escravizados.

By me

Sem comentários: