sexta-feira, 1 de abril de 2011

Tive medo



Esta coisa das greves de comboios acaba por ter as suas vantagens!
Confrontados que são os utentes com a desorganização das composições e os atropelos dos utentes presos nos cais, acabam sempre por acontecer conversas entre pessoas que não se conhecem de parte alguma, que talvez que não se voltem a encontrar e que, em circunstâncias normais, nunca trocariam uma palavra. Mas assim…

Na estação do Rossio, início da linha, três comboios parados. As indicações contraditórias entre os painéis informativos, as vozes vindas dos altifalantes e o dito pelos seguranças, faziam aquela mole de gente andar de uma composição para outra, sem saber qual a que sairia primeiro, ou mesmo se aquela escolhida por palpite sairia de todo.
Por mim, ouvi as vozes, li os painéis e escolhi uma composição que, tendo gente dentro, dispunha ainda de lugares sentados. Aquele comboio haveria de sair, se não em primeiro, seria em segundo ou terceiro. E, sentado, faria a viagem para casa, depois de um dia bem comprido. Foi o segundo, depois de se ter enchido e esvaziado umas duas vezes.

Face à minha calma, e até porque estava a teclar um texto no telélé, a conversa acabou por pegar com duas senhoras, sentadas à minha frente, que não se conheciam também e que aparentavam idades de serem mãe e filha.
E a conversa versou sobre as greves e os direitos antagónicos de grevistas e utentes, sobre a eficácia de manifestações e greves, sobre as causas próximas ou não tanto da situação actual, sobre os responsáveis, próximos ou distantes, do que agora estamos a viver. E sobre as experiências, expectativas, desilusões e um ou outro conhecimento privilegiado que cada um de nós tinha.
E à conversa juntou-se um cavalheiro que estava de pé, na coxia, um casal no banco do outro lado desta e um jovem que ia no banco atrás de mim e que se ajoelhou nele e se debruçou sobre nós. Até a senhora chinesa, sentada a meu lado, disse de sua justiça, apesar do forte sotaque e dificuldade de vocabulário.
A dado passo apercebo-me que o centro da conversa sou eu. Sem que nunca os argumentos passassem a discussão, a cada um que surgia eu contrapunha com datas, nomes, funções governamentais e decisões tomadas. E de como o tecido produtivo do país se foi transformando gradualmente num enorme prestador de serviços, incapaz de ser auto-suficiente em coisas tão básicas como comida. E ia incitando a que cada um puxasse pela memória sobre os responsáveis, individuais ou formações políticas, do actual estado de coisas, no momento de votar, daqui a dois meses.
Mas apercebi-me de outra coisa: Tanto os meus interlocutores como os demais que se haviam juntado em redor de nós, quase deixando o resto da carruagem vazia, iam ficando calados e com ar de quem ficou a pensar no que ouvira. Mais ainda: com ar de quem nunca tinha pensado ou visto as coisas daquela forma, como eu as ia descrevendo. E, de uma forma ou de outra, estavam a concordar com o que ouviam.

Entretanto o comboio havia percorrido a primeira metade do trajecto suburbano, entrando naquele segundo troço em que os bairros dormitórios reclamavam as suas quota partes dos passageiros. A saudação de despedida, lançada por já não sei quem, pegou naquele grupo que se ia desfazendo: “Até à próxima greve!”
E eu, que fui o último a sair daquele pequeno grupo espontâneo ali formado sobre carris, fiquei realmente preocupado.
À uma porque coisas tão simples como o correlacionar factos históricos e seus intervenientes podem levar tanta gente tão díspar a pensar uma primeira vez sobre coisas velhas e chegar a conclusões, confessas ou reservadas. É que já o deveria ter pensado e relacionado!
Depois, como é que eu, sem discursos ensaiados, chavões ou frases feitas, tinha conseguido pôr aquela gente a pensar em conjunto e quase que convergentemente. E tive medo de mim mesmo, não vá um dia passar-me e começar a alinhar em campanhas politico-partidárias. É que é tão fácil “dar a volta” às pessoas e condicionar ou inovar-lhes o pensamento…

Tive medo!

Texto e imagem: by me

2 comentários:

Anónimo disse...

You did it again. Já o tinhas feito no café, há um quinzena, embora não o tenhas admitido.
Temos candidato!

Bispo

Peão Indignado disse...

O conhecimento é poder.