sábado, 2 de abril de 2011

O guardião de pedra



Ainda que eu nada me importe com o futebol, ele está de tal forma implantado na nossa sociedade que até eu tenho algumas piadinhas para usar quando a conversa em redor versa isso.
Claro está que as reservo para quando os presentes me conhecem e, sabendo eles os meus gostos e desgostos, sou tolerado no meu humor. Mas tento não abusar.
Uma das que uso, e já está gasta, refere o facto de em frente do principal edifício da nossa democracia não estarem nem águias nem dragões, mas antes dois leões.
Os Sportinguistas riem-se com gosto, os restantes sorriem amarelos, e a coisa segue.
Mas vou deixar de a usar!
Desde logo porque a esmagadora maioria dos Portugueses pensa que nas eleições está a escolher o primeiro-ministro. E não está! Está, antes sim, a escolher os deputados que hão-de escrever e votar as leis nacionais.
É ao Presidente da República que compete escolher um primeiro-ministro, cujo programa de governo terá que ser aprovado na Assembleia da República. Em regra é escolhido o líder do partido maioritário no parlamento, já que isso facilitará a aprovação do programa e sequentes decisões. Mas não é obrigatório que assim seja!
Por outro lado, os nossos representantes parlamentares não se têm portado bem. Sendo o exercício do cargo inimputável perante a lei, uma vez que assumem o cargo deixam de se preocupar tanto com a vontade do povo que os elegeu e assumem posições públicas e políticas muito pouco consentâneas com as promessas eleitorais. Aliás, por vezes muito pouco consentâneas com a dignidade que se espera daqueles que nos representam. Ainda não esqueci aquele deputado que não estava a gostar do tom da entrevista e roubou os gravadores de som dos jornalistas.
Assim, o leão, melhor, os leões que ali estão não representam o poder, a sobriedade e a dignidade do que ali se passa. Estou em crer que passaram a tentar proteger a populaça, eu mesmo e todos vós, do que ali dentro acontece. Infelizmente, sem grande sucesso.
Talvez por serem de pedra.


Texto e imagem: by me

Sem comentários: