domingo, 20 de fevereiro de 2011

Cores, códigos e funções



Numa rotunda do meu bairro, no meio de quase nada como agora é moda, tropeço nestes contentores. E, não vendo nenhuma indicação específica, e estando eles afastados de edifícios, fica-me a dúvida sobre o código de cores usado: castanho.
Os verdes conhecemos, em alternativa aos metálicos. E temos ainda os ecopontos, também eles com códigos de cores, bem definidos.
Mas o castanho… passa-me por completo ao lado.
Seja como for, recorda-me aquela história, passada no tempo dos piratas:

O João era um capitão pirata cheio de sucessos nas suas aventuras e combates. Quando o vigia anunciava um navio no horizonte, espreitava-o com o seu óculo de longo alcance e bradava para a tripulação:
“Preparar para o combate! Tragam a minha camisa vermelha!”
E o combate travava-se, era uma vitória e a pilhagem rica.
Um dia um membro novo na tripulação, ouvindo a frase costumeira, perguntou-lhe:
“Capitão. Porquê a camisa vermelha cada vez que combatemos?”
“Fácil! Se eu ficar ferido na refrega, vocês não notam o meu sangue e continuam a combater na mesma!”
Algum tempo depois o vigia anunciou uma grande esquadra de combate no horizonte. É que o governador lá do sítio tinha decidido acabar com o João e as suas pilhagens.
Pois ele perscrutou o horizonte com o seu óculo de longo alcance, respirou fundo e bradou para a tripulação:
“Preparar para o combate! Tragam as minhas calças castanhas!”

Haverá alguma analogia entre a anedota e os contentores?


Texto e imagem: by me

Sem comentários: