domingo, 26 de dezembro de 2010

Vontade ou falta dela



Se o Bicho-Homem fosse de aprender alguma coisa, estaria bem mais sábio este Inverno.
É sabido que a Europa tem andado numa fona com os transportes aéreos. Primeiro foram os fumos do vulcão Eyjafjallajökull, na Islândia. Depois, a greve dos controladores aéreos de Espanha. Agora a onda de frio e neve. De uma forma ou de outra, estes episódios serviram para demonstrar o quanto estamos dependentes dos aviões e do que eles transportam – gente e carga, quantas vezes gente feito carga.
Mas, no meio de tudo isto, serviu também para demonstrar até que forma a sociedade em que vivemos é impessoal: pouco ou nada presta atenção aos que estão ao lado.
As pessoas acumularam-se nos aeroportos, algumas talvez já sem dinheiro para comer, a dormir onde calhava, na esperança que o tempo melhorasse, que o glicol chegasse para descongelar as asas e que o seu caso, certamente mais urgente que o do lado, fosse atendido prioritariamente.
Do que fui vendo e lendo sobre a situação, apenas num dos aeroportos encerrados foram disponibilizadas camas de campanha - militares, é certo – para dar o conforto possível a quem assim ficou preso. Noutro, foram as pessoas levadas para outro local, não por uma questão de apoio a quem lá estava, mas tão só por precaução contra a eventual queda do telhado devido ao peso da neve acumulada.
Mas não soube de nenhuma atitude por parte de cidadãos comuns para minorar esta questão.
Mais: sendo certo que houve quem ficasse em terra nesta data que se apregoa de solidariedade, não soube de quem se dispusesse a ir a um aeroporto e oferecesse a sua casa e refeição a quem assim ficou retido longe dos seus.

É Natal quando um homem quiser. Mas, em regra, não quer!


Texto e imagem: by me

Sem comentários: