segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Sorria - você está vivo!



No centro de saúde, aguardando vez para marcar uma consulta.
Encostado ao balcão, com a paciência própria de um paciente, acrescido de ser fotógrafo, fui assistindo aos diversos pequenos episódios entre funcionários e médicos, funcionários e pacientes, pacientes e médicos… E recordei-me, muito a propósito, de um velho ditado popular: “Casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão!”
Quando chegou a minha vez, entreguei a senha e o cartão de utente, dizendo o que queria: consultar a minha médica.
Consultou ela o computador e disse-me que seria para dia 17. “De Janeiro”, enfatizou a zelosa mas não tão cordial funcionária.
Conformado, respondi-lhe que “Nessa data ou consulta ou autópsia, mas tudo bem!”
O seu olhar foi um misto de interrogação e reprovação, pelo que me apressei a esclarecê-la: “Não leve a mal que estou a brincar. Gosto muito de brincar, sabe.”
Sorriu aliviada por constatar que daqui não viriam protestos, como é hábito, e em tom baixo acrescentou: “Espere que vou ver o que posso fazer.”
Nova consulta ao ecrã do computador e, após ler em voz alta a agenda da médica, acabou por me dizer: “Dia 6 de Janeiro, pode ser? Não consigo vaga para mais cedo.”
Claro que podia ser, e disse-lho com um sorriso que foi respondido da mesma forma. E recolhi cartão e papelada, abalando de seguida.
Moral da estória: Com bons modos e brincadeira ligeira, quase tudo se consegue. Até sorrisos e boas-vontades.


Texto: by me

1 comentário:

Anónimo disse...

O tempo que os que põem a verdade à frente da felicidade demoram a descobrir isso!

perplexo