terça-feira, 23 de novembro de 2010

Sobre "Um olhar"



Recebo a seguinte mensagem electrónica, enviada pelo Facebook:

“Fulano” pediu para identificar uma das tuas fotos. Como autor da foto, precisas de aprovar este pedido.
Para aprovares este pedido, segue esta ligação:

A minha resposta, enviada directamente para Fulano foi:

Olá companheiro!
Sabes que eu e os códigos de conduta ou de ética, na fotografia em particular e imagem no geral, sou razoavelmente rigoroso. Não porque mo imponham, mas antes porque entendo que a imagem de cada um a ele pertence e só se poderá dela fazer uso com seu conhecimento e consentimento. Exijo-o a meu respeito, cumpro-o no que aos outros respeita.
Entendo que a posse de um equipamento de registo de imagem, ao serviço ou não de uma empresa de comunicação, não dá o direito de fazer as imagens que se querem e delas o uso que se entende, ao arrepio da vontade do registado.
Por isso mesmo, tenho que recusar o teu pedido de identificação de uma fotografia. Se fosse a própria a pedir-mo, claro que acto continuo diria que sim. Mas sendo uma terceira pessoa, e sem que ela disso o saiba, lamento mas seria trair a confiança que sobre mim foi depositada quando me deixou fazer a imagem.
Lamento dar-te uma “nega”, mas nestas coisas faço questão de seguir os princípios que defendo para mim mesmo: respeito!
Diverte-te e aproveita bem a luz
JC Duarte

Fulano, que até conheço e por quem nutro respeito profissional e simpatia pessoal, respondeu-me:

Li e respeito...apenas segui o instinto, pois é hábito de utilizadores do FB fazerem-no...mas respeito a ideia...as minhas sinceras desculpas...
boas pics


Espero que um destes dias, em me cruzando com Fulano, haja tempo para trocarmos umas ideias mais aprofundadas sobre o tema.
E não estavam à espera que aqui exibisse a fotografia em causa, pois não?


By me

Sem comentários: