sexta-feira, 12 de novembro de 2010

A casca da banana


Assim que olhei para isto a primeira ideia que tive foi:
“Que sorte! Um niquinho mais longe e ficava em cima do carril. Depois, vinha o comboio, escorregava e era uma tragédia. “
Fiz a foto e fui andando pelo cais em busca de outra situação digna de registo, mas aquela não me saía da cabeça. E perguntei-me:
Afinal, já alguma vez viste alguém cair, ou mesmo só escorregar, numa casca de banana? Será que terás ouvido alguém falar sobre outro alguém a quem isso tenha acontecido?”
Em boa verdade, não! As únicas referências que tenho sobre acidentes envolvendo cascas de banana são anedotas e gags cinematográficos. Até porque nos rimos sempre que acontece um acidente a alguém, desde que razoavelmente sem consequências.
De onde vira, então, o relacionarmos a casca de banana com uma queda? Na verdade, se pensarmos bem, tentamos não pisar cascas no chão, de banana ou do que quer que seja.
Estas “sabedorias” ancestrais deixam-me sempre curioso sobre as suas origens!

Texto e imagem: by me

1 comentário:

Anónimo disse...

Faz-me lembrar a anedota da formiga, que um dia decide suicidar-se e mete a cabeça na linha do comboio. Entretanto, passa outra formiga que lhe grita: "não faças isso!" ao que a suicida responde: "não quero saber, se descarrilar, descarrilou!"