quarta-feira, 6 de outubro de 2010

O medo

Vivemos com o medo, do medo e para o medo.
Temos medo da carência económica, da falta de saúde, da criminalidade, do desconhecido, das catástrofes naturais, do pecado, dos acidentes de viação.
E, porque temos medo, entaipamo-nos, vigiamo-nos, protegemo-nos. E construímos altos muros farpados, refugiando-nos atrás deles e afirmando estarmos livres e seguros. Dentro de muros!
Claro está que há quem tire lucro dos nossos medos. As polícias, os farmacêuticos, as igrejas, os exércitos, os políticos. Vêm ter connosco e dizem-nos: “Temei, oh gente, que o perigo espreita! Mas regozijai-vos, oh crentes, que nós aqui estamos para vos proteger!”
E nós vamos comprando as mezinhas, permitindo as devassas, engrossando as fileiras, pagando as dízimas e votando em quem afirma que fará ou que faria se.
Àqueles que não o fazem, que dizem não ter medo e que não alimentam os negócios do terror, chamamos nós (eles) de inconscientes, de loucos, de ingénuos, de perigosos agitadores. E marginalizamo-los, prendemo-los, drogamo-los, eliminamo-los da temerosa convivência social.
Claro está que, em tendo medo e em havendo como o minimizar, o medo desaparece e, com ele, o negócio de quem vive e lucra com o nosso medo.
Assim, há que manter, alimentar, reforçar o medo individual e colectivo. Mantendo-o naquele ponto exacto em que não desesperamos mas vamos entregando o que nos pedem para não o ter. E pagamos, permitimos, engrossamos, acreditamos, votamos.
Para manter este nível de medo, temor ou terror, esta ponte entre quem o tem e quem o apazigua, existe uma outra actividade que se alimenta das duas partes: a comunicação social. Procuram as razões para ter medo, divulgam-nas, incentivam-nas. Os vendedores de tranquilidade agradecem e retribuem, fornecendo-lhes as notícias que divulgam, e os temedores, que vão alimentando os seus medos e sossegos com as notícias que lêem, vão consumindo os media. O único medo que os media têm é não haver motivos para ter medo!
O medo é tão velho quanto a outra profissão! E, mesmo que não saibamos em concreto o que está atrás da porta do bordel, vamo-nos prostituindo todos os dias, alimentando os fazedores de medo, cedendo na nossa liberdade e convicções em troca de uma aparente segurança.
Aparente porque não a queremos, aparente porque não a permitimos, aparente porque inconveniente.
E, cada vez mais, os oficialmente chamados terroristas têm o trabalho facilitado. Que as indústrias, os exércitos, as igrejas e os políticos fazem, e bem melhor, o trabalho por eles.
Que os reais atentados, à bomba, a tiro ou de colarinho branco, são cada vez mais inúteis. Basta, no seu lugar, que se diga, que se sussurre, que se sugira que podem acontecer. E o terror virtual instala-se, para gáudio e proveito de quem dele se alimenta.
Entretanto, nós continuamos a viver com o medo, do medo e para o medo!

Texto e imagem: by me

Sem comentários: