sábado, 17 de julho de 2010

Perdidos e achados


Quando, há uns anos, mudei de casa, andei furioso meses a fio!
Ainda que tivesse sido razoavelmente cauteloso no empacotamento e organização da tralha em mudança, acabei por constatar que tinha perdido no processo uma pinça!
“Absurdo!”, direis vós “Que importância tem uma pinça? De uma forma ou de outra, não passa de uma ferramenta e o mais fácil é arranjar outra, que até não são caras!”
Verdade! Na área de pinças e outras ferramentas para trabalhos miúdos, tenho de sobra, algumas mesmo tão especializadas que nunca as cheguei a usar fosse em que trabalho fosse. Mas esta…
Esta era uma genérica, de bom aço e mola, ao tamanho certo da mão e nem precisava de pensar para a fazer chegar ao local certo para segurar ou largar um parafuso minúsculo ou aquela mola que salta sempre para o local mais inapropriado. E só ver de um olho não ajuda a coisa!
Acabei por quase esquecer o assunto até que um dia – Óh alegria suprema! – encontro-a escondida num reprega de um saco de viagem que raramente uso. Não, não dei dois saltos nem a beijei, mas que fiquei contente, isso fiquei.
E aqui está ela, a sua pontinha quase impoluta e inalterada, com mais de vinte anos de usos vários, nem sempre os mais delicados.
O que segura ela? Um pedaço de vidro, quase esférico de um lado, quase plano do outro, encontrado um destes dias na rua. A seu lado, uma estrelinha de metal, encontrada da mesma forma.
Eu não ando com o nariz enfiado no chão, em boa verdade. Mas naqueles momentos de pausa, aguardando seja o que for ou com a mente bem lá longe na busca de uma frase ou solução para um tema, os olhos vagueiam e, volta e meia, prendem-se em coisas surpreendentes.
Suponho que a estrelinha fizesse parte de um qualquer fio de bugiganga. Agora a peça de vidro, nem consigo descortinar qual a sua utilidade.
Mas certamente haverá alguém entristecido pela ausência destes dois objectos, tão inúteis ou tão preciosos quanto a minha pinça!

Se conhecerem alguém que os esteja a chorar, dêem-lhe o meu contacto que os enviarei com prazer.


Texto e imagem: by me

Sem comentários: