sexta-feira, 9 de julho de 2010

Ainda o caso do gravador


Lê-se no jornal Público que:

“Os gravadores furtados pelo deputado do PS Ricardo Rodrigues, durante uma entrevista na Assembleia da República, foram esta tarde devolvidos à jornalista da "Sábado", Maria Henrique Espada.
Convocada para uma inquirição complementar no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa, Maria Henrique Espada viu hoje serem-lhe restituídos os gravadores que o deputado e vice-presidente da bancada socialista tinha furtado a 30 de Abril, durante uma entrevista feita por Espada e por Fernando Esteves.
Terá sido o DIAP a solicitar os equipamentos à 12ª vara cível de Lisboa, que indeferiu a providência cautelar interposta por Rodrigues contra Maria Henrique Espada e Fernando Esteves. Refira-se que esta petição, à qual foram apensos os gravadores, pedia não apenas a não publicação da entrevista, como também solicitava ao tribunal a destruição das gravações áudio e vídeo.
Tal como o PÚBLICO noticiou hoje, o juiz indeferiu a providência, considerando que Rodrigues não sustentou factualmente as acusações feitas aos dois jornalistas. Recusou o pedido de eliminação das gravações e apontou ainda que o socialista recorreu à medida cautelar para tentar justificar o furto dos equipamentos digitais.
Esta tarde, no DIAP, Maria Henrique Espada, proprietária dos gravadores, verificou, diante do procurador do Ministério Público, se faltava algum registo áudio, tendo concluído que nada terá sido eliminado.
No DIAP prosseguem as diligências resultantes das queixas apresentadas pela Sábado contra Ricardo Rodrigues: furto, atentado à liberdade de imprensa e liberdade de informação. O levantamento de imunidade parlamentar foi autorizado pela Assembleia da República e aceite pelo socialista.”

Fica ainda por saber se alguma vez este furto será realmente punido, pelas leis e pelo povo. Que não é admissível que um representante eleito tenha atitudes destas e que continue a exercer o cargo ou mesmo que volte a ser eleito.

Imagem: by me

Sem comentários: