sábado, 10 de abril de 2010

Uma fotografia


Isto é uma fotografia! Indo mais longe, é uma fotografia que não foi feita por mim mas antes de mim mesmo.
Eu explico:
Quando, há uns quinze anos, perdi a faculdade de ver do olho direito, fui sujeito a diversos testes, um dos quais uma endoscopia oftálmica.
Quando o médico ma prescreveu, confesso que não entrei em pânico, mas passei umas noites quase em claro. Por onde entraria a sonda? Que espessura teria ela para percorrer os minúsculos vasos sanguíneos do globo ocular? Como conseguiriam eles que o olho ficasse paradinho da silva? Com estas e outras perguntas, fui fazer o exame particularmente preocupado.
No fim de contas, as coisas acabaram por ser bem mais fáceis do que eu imaginara. Pois que se a luz atravessa o cristalino para chegar à retina, o contrário também é verdade e pode ser usado. Depois de me dilatarem a pupila, foi uma questão de fotografarem o que se vê lá dentro.
Piada, mas piada mesmo, foi o ter constatado que para fazerem este exame, usavam ali uma Pentax MX, igualzinha à que eu mesmo usava para fazer as minhas fotografias. E que, como película, o clássico Kodak Tri-X, exactamente o que eu mesmo usava para fotografar em preto e branco.
Estive quase para perguntar se também usavam Rodinal, a 1:50 para a revelação. Mas não creio que aquelas técnicas que ali estavam o soubessem.
Foi assim que fiquei com uma fotografia em que eu participei activamente mas que eu nunca poderia ter feito. Mais ainda, uma fotografia de algo que nunca poderei ver.
Quem disse que a fotografia já não nos pode surpreender?

Texto: by me
Imagem: me, by some optical technician

2 comentários:

Anita disse...

Olá Jc
Realmente estive muito desatenta para não ver quantas fotografias tuas tinhas por aí! E para quem gosta de olhar as pessoas no olhos, como eu, eis aqui um.
Até

ANITA disse...

Esta é uma imagem que decerto não tinhas de ti mesmo. E fez-me pensar no "somatório de imagens de nós mesmos" com as quais não nos identificamos, mas somos nós! Acabei por ter uma ideia para um trabalho que me parece fantástica. Falo dela (se quiseres) quando a concretizar, Bjs e abraços
Ana